Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Ansiedade e Autoconceito na Perturbação da Aprendizagem Específica com Défice na Leitura (PAE-DL)

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5591_12427.pdf732.35 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente investigação propôs-se a estudar os níveis de ansiedade e autoconceito numa amostra composta por adultos com e sem PAE-DL. Várias são as investigações sobre a ansiedade na PAE-DL, sendo que, para alguns autores, é o sintoma emocional mais relatado em adultos com a presente perturbação. Não obstante, na investigação são também observadas avaliações de autoconceito menos positivas nos indivíduos com PAE-DL, quando comparados com grupos normativos. Os resultados obtidos no presente estudo apontam para diferenças estatisticamente significativas no autoconceito geral e na autoeficácia entre o grupo dos diagnosticados e não diagnosticados. Para além do mencionado, foram também registadas diferenças estatisticamente significativas na ansiedade entre os grupos. O presente trabalhado vai ao encontro da maioria da investigação tratada. Pode-se concluir que a ansiedade e ao autoconceito são duas variáveis que estão associadas à PAE-DL, podendo as mesmas resultarem num prejuízo académico, pessoal e profissional.
This investigation aims to study the self-concept and anxiety levels in a sample composed of adults with and without SLD-IR. There are several investigations regarding anxiety in SLD-IR and some authors argue that this is the most reported emotional symptom in adults that suffer from this pathology. Despite this, some studies have shown that, when compared with normative groups, adults with SLD-IR report less positive evaluations of their self-concept. The results of this investigation shown that there are statistically significant differences in self-efficacy, general self-concept, and anxiety between the group composed of adults suffering from this pathology and the normative group. These results support most of the investigation in this field, allowing us to claim that anxiety and self-concept are two variables associated with SLD-IR, which may result in a personal, academic and professional prejudice.

Description

Keywords

Ansiedade Autoconceito Pae-Dl

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue