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Estrutura de um novo conceito de parapente motorizado

datacite.subject.fosEngenharia e Tecnologia::Outras Engenharias e Tecnologiaspor
dc.contributor.advisorGamboa, Pedro Vieira
dc.contributor.authorJacob, Marta Pereira
dc.date.accessioned2018-07-19T16:20:26Z
dc.date.available2018-07-19T16:20:26Z
dc.date.issued2014-11-13
dc.date.submitted2014-10-7
dc.description.abstractO presente trabalho tem como objetivo o estudo estrutural de um novo paramotor elétrico/motor elétrico auxilifar, chamado Start-E, com o propósito deste ser aprovado pela circular 34864 Ultra Leves Motorizados, como paramotor, para mais tarde ser comercializado como tal. Para esse estudo foram realizados vários ensaios práticos. Os ensaios práticos foram realizados num protótipo. Este foi testado com cargas reais a fim de perceber se obedece aos requisitos estipulados pela circular 34864ULM, nomeadamente o fator de carga mínima até ao qual a estrutura não apresenta deformação (3.5g). O protótipo tolerou uma carga correspondente ao fator de carga de 6g após a qual se observou uma deformação plástica. Quando se aumentou o fator de carga para 9g, este sofreu uma micro rutura. Para além destes ensaios, também foi iniciado um estudo não conclusivo de análise numérica a uma nova estrutura. Através dos resultados obtidos nos ensaios práicos, verificou-se que o primeiro protótipo do Start-E cumpre com sucesso os requisitos da circular estudados, podendo vir a ser considerado uma aeronave ultra leve motorizado.por
dc.description.abstractThe aim of this work is to study the structure of a new electric paramotor /auxiliary electric motor, called Start-E, with the purpose of this being approved by circular 34864 Ultra Lightweight Motorized, as paramotor, so that later it may be marketed as such. For this study were performed several experimental tests. The experimental tests were carried out on a prototype. This has been tested with real loads in order to see if it meets the requirements set forth by circular 34864ULM, in particular the fator of minimum load at which the structure has demonstrate no plastic deformation (3.5g). The prototype has tolerated a load corresponding to the load fator of 6g after which there was a plastic deformation. When the load factor for 9g, this suffered a micro break. In addition to these tests, a study was initiated not conclusive of numerical analysis to a new structure Using the results obtained in these tests, it was found that the first prototype of the Start-E successfully meets the requirements of the circular studied, it may be considered an aircraft ultra light motorized.eng
dc.identifier.tid201326957
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/5273
dc.language.isoporpor
dc.subjectpor
dc.subjectCircular 34864 Ulmpor
dc.subjectDeformação Plásticapor
dc.subjectFator de Cargapor
dc.subjectMotor Auxiliarpor
dc.subjectParamotor Elétricopor
dc.subjectProtótipopor
dc.subjectRuturapor
dc.subjectStart-epor
dc.subjectUltra Leve Motorizadopor
dc.titleEstrutura de um novo conceito de parapente motorizadopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.nameMestrado Integrado em Engenharia Aeronáuticapor

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