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- Estudo preliminar de uma nova aeronave ultraligeiraPublication . Ferreira, Luis Carlos da Costa; Gamboa, Pedro VieiraEsta dissertação de mestrado descreve todo o trabalho levado a cabo para a análise aero-dinâmica de uma aeronave na categoria de ultraligeiros. Tendo por base um estudo conceptu-al já criado anteriormente; O objetivo principal desta tese é dimensionar e validar aspetos relativos à aerodinâmica da aeronave do estudo conceptual. Foram utilizadas ferramentas computacionais de desenho (CAD), para modelar a geometria da aeronave, ferramentas de Dinâmica de Fluidos Computacional (CFD), em 2D, e ferramentas de pós-processamento para análise de dados. Os resultados apresentam melhorias e/ou pequenos reparos dimensionais que possibilitam um melhoramento no desempenho da aeronave e respetiva estabilidade e controlo.
- Estudo das potencialidades do linho na moda contemporâneaPublication . Barroso, Liliana Pereira; Geraldes, Maria José de Oliveira; Pereira, Maria Madalena RochaEsta dissertação pretende desenvolver soluções criativas e funcionais de design de moda, tendo como matéria-prima a fibra de linho e as suas misturas, em peças de vestuário com base em estruturas têxteis tipo tecido e malha. Assim, inicialmente será feita uma abordagem histórica da fibra de linho, desde o seu cultivo às tradicionais aplicações no sector têxtil e vestuário bem como outras áreas de aplicação. Na realidade, outrora esta planta era cultivada e utilizada em grande parte do país, no entanto, nos dias de hoje o seu uso foi reduzido em parte pela grande penetração das fibras sintéticas com preços mais competitivos e pelas vantagens de propriedades de manutenção destas. Apesar disso, em certos nichos de mercado e produtos de moda, os artigos com fibras de linho estão presentes particularmente nas colecções de Primavera-Verão. Assim, pretende realizar-se uma análise da evolução do consumo desta matéria-prima em produtos de moda, e desenvolver soluções criativas de design de forma a relançar esta fibra na moda actual, recorrendo à aplicação de tecnologias inovadoras. Por fim, pretende concretizar-se uma colecção de moda em linho, que seja inovadora, actual e esteticamente apelativa e que explore as várias técnicas/tecnologias disponíveis como forma de criar valor acrescentado ao produto final.
- Feasibility of applying optical sensors to detect fatigue damage in carbon laminatesPublication . Freitas, Liliana Patrícia Vieira de; Gamboa, Pedro Vieira; Silva, Abílio Manuel Pereira da; Silva, José Miguel Almeida daNo setor aeronáutico, o menor defeito existente num material compósito pode comprometer a sua estrutura e reduzir significativamente o seu desempenho global. A probabilidade de um objeto estranho embater numa estrutura da aeronave acontece desde o primeiro dia em que um elemento da estrutura passa pelo processo de cura e prolonga-se até o dia em que a aeronave é retirada de serviço. A monitorização em tempo real, desde o processo de fabrico da estrutura e durante o seu funcionamento em serviço, quando esta é submetida a solicitações mecânicas, quer sejam estáticas ou dinâmicas, tem como objetivo otimizar o seu processo de fabrico, diminuindo assim as tensões residuais, e também é essencial na prevenção de danos catastróficos. Tendo isto em mente, tem-se a intenção de verificar se o embebimento da fibra ótica no interior do laminado de carbono influencia o comportamento de fadiga, quando comparado com uma configuração semelhante mas sem a inserção do sensor (fibra ótica). Introduziu-se também, propositadamente, um defeito no plano médio do provete. Pretende-se verificar se o dano se propaga a partir do defeito, quando a estrutura é sujeita a carregamentos cíclicos. Os laminados de carbono foram construídos com 18 camadas, com a fibra ótica e o defeito embebidos no plano médio do provete. Estes laminados foram testados à fadiga, através de flexão em três pontos e expostos a uma frequência de 10Hz. Através dos resultados obtidos, observou-se uma diminuição no módulo de elasticidade e um aumento da temperatura, em ordem ao número de ciclos. Através da visualização dos resultados da emissão acústica, pode ser visto que existem alterações, sempre que existe uma variação na temperatura, tornando assim possível a utilização de um sensor óptico (com muitas vantagens) para a detecção de um nível crítico de avaria.
- Estrutura de um novo conceito de parapente motorizadoPublication . Jacob, Marta Pereira; Gamboa, Pedro VieiraO presente trabalho tem como objetivo o estudo estrutural de um novo paramotor elétrico/motor elétrico auxilifar, chamado Start-E, com o propósito deste ser aprovado pela circular 34864 Ultra Leves Motorizados, como paramotor, para mais tarde ser comercializado como tal. Para esse estudo foram realizados vários ensaios práticos. Os ensaios práticos foram realizados num protótipo. Este foi testado com cargas reais a fim de perceber se obedece aos requisitos estipulados pela circular 34864ULM, nomeadamente o fator de carga mínima até ao qual a estrutura não apresenta deformação (3.5g). O protótipo tolerou uma carga correspondente ao fator de carga de 6g após a qual se observou uma deformação plástica. Quando se aumentou o fator de carga para 9g, este sofreu uma micro rutura. Para além destes ensaios, também foi iniciado um estudo não conclusivo de análise numérica a uma nova estrutura. Através dos resultados obtidos nos ensaios práicos, verificou-se que o primeiro protótipo do Start-E cumpre com sucesso os requisitos da circular estudados, podendo vir a ser considerado uma aeronave ultra leve motorizado.
- Otimização da gestão urbanística com recurso a SIG: análise da cidade de Chaves (SIG²U)Publication . Costa, Alexandre Guilhermino da; Gonçalves, Jorge Humberto GasparAtendendo à necessidade de informação exigida pela sociedade atual, a sua recolha, uniformização, organização, manutenção e atualização, bem como tratamento, combinação e análise com apresentação de resultados gráficos e de fácil interpretação, apresenta-se como uma prioridade para as entidades com responsabilidade de gestão do erário público. Neste sentido esta dissertação visa contribuir para o estudo e análise de uma metodologia de recolha de informação do edificado da Cidade de Chaves, com recurso aos Sistemas de Informação Geográfica (SIG), com o intuito de permitir análises especiais e uma melhoria da gestão urbanística por parte dos técnicos e decisores municipais. Nos últimos anos tem-se assistido a uma gradual disseminação de SIG´s como ferramenta de auxílio à gestão municipal ao planeamento e as diversas tomadas de decisões. Este tipo de ferramenta quando sustentada com os instrumentos legislativos, regulamentais e Instrumentos de Gestão Territorial como os Planos Diretores Municipais (PDM), Plano de Urbanização (PU) e Plano de Pormenor (PP) e com uma base de dados detalhada e devidamente atualizada pode torna-se imprescindível para uma análise espacial do território e a sua adequada gestão de uma forma eficaz e racional, garantindo um melhor serviço aos munícipes. Devido ao crescimento exponencial das cidades nos últimos anos, principalmente com a expansão das áreas urbanas, constata-se atualmente áreas muito degradadas nas cidades quer a nível de espaços públicos como do edificado particular, transmitindo uma imagem urbana de pouca qualidade. Nos últimos anos, devido aos Planos de pormenor de reabilitação urbana, existe a preocupação de tentar limitar a expansão urbana e reabilitar os centros urbanos incentivando à reutilização de edifícios e infraestruturas urbanas já existentes mitigando os edifícios devolutos, de modo a trazer população de volta a estas áreas nobres. Neste contexto, o presente trabalho tem como objetivo principal a análise de uma metodologia que permita a definição, recolha e organização de informação do edificado, georreferenciando-a de forma a dar apoio à autarquia de Chaves na sistematização de informação do edificado sob a sua gestão. Esta organização deverá permitir a definição de políticas de ordenamento e de prioridades de investimento dos seus escassos recursos financeiros de forma mais fundamentada promovendo a melhoria da qualidade vida dos seus munícipes.