Repository logo
 
Publication

Aprendizagem estratégica de vocabulário em português língua segunda e português língua estrangeira

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspt_PT
dc.contributor.advisorOsório, Paulo José Tente da Rocha Santos
dc.contributor.authorCarrilho, Ana Rita de Sousa Aguiar
dc.date.accessioned2016-01-25T17:09:56Z
dc.date.available2016-01-25T17:09:56Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractNo contexto de ensino de língua com centragem no aprendente e voltado para as necessidades deste último, o presente trabalho de investigação pretende contribuir para um melhor entendimento sobre o processo de aprendizagem estratégica de vocabulário de língua portuguesa em dois contextos distintos: aprendizagem da língua como língua estrangeira (LE) e como língua segunda (L2). Partindo do constructo de estratégia de aprendizagem, muito presente na literatura anglo-saxónica no campo da investigação dedicada à Aquisição de Língua Segunda (ALS), na presente dissertação reflete-se sobre o ensino explícito de estratégias de aprendizagem, visando otimizar a aprendizagem da língua e na expectativa de contribuir para que os alunos se tornem mais autónomos, responsáveis e bem-sucedidos na aprendizagem de vocabulário. Na persecução do ensino explícito de estratégias de aprendizagem, mais concretamente, de aprendizagem de vocabulário, pretende-se que estratégias de ensino e de aprendizagem se conjuguem no espaço da sala de aula, proporcionando condições para que os alunos desenvolvam, por si próprios, um comportamento estratégico de aprendizagem. Acreditando que as estratégias de aprendizagem otimizam a aprendizagem da língua e, até mesmo, a comunicação, pretende-se que os alunos as reconheçam como poderosos mecanismos de autorregulação, capazes de facilitar a compreensão, o armazenamento e a recuperação de toda a informação alvo de aprendizagem e, neste caso concreto, de vocabulário. Na investigação aqui exposta, apresenta-se o resultado de um estudo de caso, realizado nos contextos de aprendizagem de Português Língua Estrangeira (LE) e Língua Segunda (L2), em nível de iniciação, no qual se pretende aferir se o ensino explícito de estratégias é bem recebido pelos alunos e em que medida estes se encontram abertos a levar a cabo uma aprendizagem estratégica de vocabulário. Tratando-se de um estudo comparativo, refletem-se as diferenças e os pontos de contacto no desenvolvimento de uma aprendizagem estratégica de vocabulário nos dois contextos alvo de investigação.pt_PT
dc.identifier.tid101378858
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3963
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectLíngua portuguesa - Vocabulário - Ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectLíngua portuguesa - Segunda língua - Ensino-aprendizagempt_PT
dc.subjectLíngua portuguesa - Língua estrangeira - Ensino-aprendizagempt_PT
dc.titleAprendizagem estratégica de vocabulário em português língua segunda e português língua estrangeirapt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCarrilho
person.givenNameAna Rita
person.identifier.ciencia-idBF14-CEBD-CA8E
person.identifier.orcid0000-0002-6925-6990
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublicationa66b09e1-af1f-436f-a20a-b0656830039f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoverya66b09e1-af1f-436f-a20a-b0656830039f
thesis.degree.nameDoutoramento em Letraspt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
Rita Carrilho Tese com anexo.pdf
Size:
10.41 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: