Repository logo
 
Publication

Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes

dc.contributor.authorOliveira, Ema
dc.contributor.authorMerino, María Dolores
dc.contributor.authorPrivado, Jesus
dc.contributor.authorAlmeida, Leandro S.
dc.date.accessioned2020-10-16T10:34:58Z
dc.date.available2020-10-16T10:34:58Z
dc.date.issued2017
dc.description.abstractEste estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior.pt_PT
dc.description.abstractThis study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doi10.17979/reipe.2017.0.07.2733pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10463
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectFuncionamento psicológico positivopt_PT
dc.subjectBem-estar psicológicopt_PT
dc.subjectEnsino superiorpt_PT
dc.subjectSucesso educativopt_PT
dc.titleFuncionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantespt_PT
dc.title.alternativePositive psychological functioning in a sample of portuguese studentspt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.issue07pt_PT
oaire.citation.startPage092pt_PT
oaire.citation.titleRevista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educaciónpt_PT
person.familyNameOliveira
person.familyNameAlmeida
person.givenNameEma Patrícia de Lima
person.givenNameLeandro
person.identifier.ciencia-id0910-B8EE-A6F6
person.identifier.ciencia-idAD1E-94B0-3055
person.identifier.orcid0000-0003-3341-1757
person.identifier.orcid0000-0002-0651-7014
person.identifier.ridB-3040-2011
person.identifier.scopus-author-id7102247228
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationb380b9d9-6d31-48e7-8750-5ddc091ef68c
relation.isAuthorOfPublicationd9194a25-de87-4e00-991f-a05b04ed2a4a
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryb380b9d9-6d31-48e7-8750-5ddc091ef68c

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
REIPE_2017_FPP.pdf
Size:
928.77 KB
Format:
Adobe Portable Document Format