Publication
Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes
dc.contributor.author | Oliveira, Ema | |
dc.contributor.author | Merino, María Dolores | |
dc.contributor.author | Privado, Jesus | |
dc.contributor.author | Almeida, Leandro S. | |
dc.date.accessioned | 2020-10-16T10:34:58Z | |
dc.date.available | 2020-10-16T10:34:58Z | |
dc.date.issued | 2017 | |
dc.description.abstract | Este estudo explora diferentes recursos pessoais associados ao bem-estar e funcionamento psicológico positivo de estudantes universitários portugueses, tomando na sua análise as variáveis área de curso e género. Foi aplicada a Escala de Funcionamento Psicológico Positivo (EFPP) a 1070 estudantes de diferentes cursos. Observa-se um efeito da interação do género e área científica em 5 dimensões da EFPP. O género diferencia Autonomia, Autoestima e Otimismo (pontuações mais favoráveis nos homens), enquanto a área científica diferencia Resiliência, Autoestima, Propósito na Vida, Desfrute e Otimismo (pontuações superiores nos estudantes de Saúde). Discutem-se implicações para a intervenção no contexto do Ensino Superior. | pt_PT |
dc.description.abstract | This study explores different personal resources related to well-being and positive psychological functioning of Portuguese university students. The analysis considers the field of studies and gender. The positive psychological functioning scale (FPP) was applied to a sample of 1070 students, who were attending the 1st and 3rd years of different courses. The findings suggest an effect of the interaction of gender and field of studies in 5 of the 11 dimensions of FPP. Higher scores were found in men in Resilience, Self-Esteem and Optimism. The field of studies differentiates Resilience, Self-Esteem, Purpose in Life, Enjoyment, and Optimism, with higher scores in the group of students in health sciences courses. The results are discussed regarding implications for intervention in Higher Education. | pt_PT |
dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
dc.identifier.doi | 10.17979/reipe.2017.0.07.2733 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/10463 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Funcionamento psicológico positivo | pt_PT |
dc.subject | Bem-estar psicológico | pt_PT |
dc.subject | Ensino superior | pt_PT |
dc.subject | Sucesso educativo | pt_PT |
dc.title | Funcionamento psicológico positivo numa amostra portuguesa de estudantes | pt_PT |
dc.title.alternative | Positive psychological functioning in a sample of portuguese students | pt_PT |
dc.type | journal article | |
dspace.entity.type | Publication | |
oaire.citation.issue | 07 | pt_PT |
oaire.citation.startPage | 092 | pt_PT |
oaire.citation.title | Revista De Estudios E Investigación En Psicología Y Educación | pt_PT |
person.familyName | Oliveira | |
person.familyName | Almeida | |
person.givenName | Ema Patrícia de Lima | |
person.givenName | Leandro | |
person.identifier.ciencia-id | 0910-B8EE-A6F6 | |
person.identifier.ciencia-id | AD1E-94B0-3055 | |
person.identifier.orcid | 0000-0003-3341-1757 | |
person.identifier.orcid | 0000-0002-0651-7014 | |
person.identifier.rid | B-3040-2011 | |
person.identifier.scopus-author-id | 7102247228 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | article | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | b380b9d9-6d31-48e7-8750-5ddc091ef68c | |
relation.isAuthorOfPublication | d9194a25-de87-4e00-991f-a05b04ed2a4a | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | b380b9d9-6d31-48e7-8750-5ddc091ef68c |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- REIPE_2017_FPP.pdf
- Size:
- 928.77 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format