Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
538.83 KB | Adobe PDF | |||
10.18 KB | Adobe PDF |
Authors
Advisor(s)
Abstract(s)
O objecto deste estudo Ć© a escrita que precede o aparecimento dos artefactos a que chamamos audiovisuais e com eles mantĆ©m uma relação especial. Ć prĆ”tica dessa escrita chamarei guionismo e o estudo que lhe dedico pretende pĆ“r em evidĆŖncia a natureza daquela relação, bem como o processo comunicacional nela implĆcito. As questƵes da autoria e da recepção, por exemplo, servem para ilustrar esta pretensĆ£o, mas trata-se apenas de um exemplo que nĆ£o esgota a rede das inter-relaƧƵes possĆveis, muito menos esgotarĆ”, ainda, todos os possĆveis Ć¢ngulos de abordagem do objecto a que chamamos guiĆ£o. Tematizar a natureza daquela escrita nĆ£o Ć© apenas esboƧar uma resposta para uma questĆ£o ontológica do tipo: o que Ć© um guiĆ£o? Relacionando escrita e imagem, autoria e recepção da obra, Ć© como rasgar sulcos nas camadas históricas e sociológicas de prĆ”ticas culturais, para, na estratigrafia assim desenhada, tentar pĆ“r a descoberto as particularidades dum objecto a partir das quais se possa avanƧar, com alguma seguranƧa, na elaboração de conceitos indispensĆ”veis para a formulação duma teoria do guiĆ£o. [...]
Description
Keywords
Ciências da Comunicação/Cinema Modernidade Audiovisual Guionismo Fotografia Cinema