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Abstract(s)
Este estudo pretende analisar a função do figurinista no desenvolvimento de um
“guarda roupa” direcionadas ao cinema e televisão e sua relação com a moda da época. Com
este objectivo foram pesquisados os fatos históricos para avaliar a relação entre a história e
as tendências do design de moda da época e o figurino, como signo fundamental em uma
comunicação não –verbal. Numa primeira fase o estudo baseou-se numa pesquisa teórica e na
segunda parte, numa componente de análise de três obras cinematográficas baseados na obra
literária “Pride and Prejudice”, identificando a amplitude pela qual a narrativa visual está
inserida e suas inúmeras possibilidades. A realização desta análise baseou-se na investigação
feita de experiência de profissionais figurinistas, através de livros, relatos e entrevistas já
existentes. A vertente teórica fundamenta-se em historiadores de moda e autores
direcionados ao estudo da comunicação visual, como Umberto Eco. A investigação possibilitou
a compreensão aprofundada da complexidade do processo de concepção do figurino e a sua
ligação com o telespetador, isto porque os meio de comunicação influenciam a vida do
indivíduo, seja no modo de vestir ou se comportar. Permitiu também concluir a influência que
das tendências de moda de uma determinada época exercem na realização do “guarda roupa”
realizado pelo figurinista, bem como as influências que determinadas tendências de moda
usadas em cinema e filmes podem transpor-se para a sociedade do consumidor pelo sucesso
obtido perante o olhar do indivíduo.
Description
Keywords
Design moda Design moda - Figurino - Cinema Design moda - Figurino - Televisão Design moda - Figurino - Comunicação Cinema - Tendências de moda - Figurinos Figurino - Concepção
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Publisher
Universidade da Beira Interior