Publication
O baile das palavras negras: a dança como performance ritual no romance Beloved, de Toni Morrison
| dc.contributor.author | Mancelos, João de | |
| dc.date.accessioned | 2016-07-19T10:38:06Z | |
| dc.date.available | 2016-07-19T10:38:06Z | |
| dc.date.issued | 2007 | |
| dc.description.abstract | Beloved, o romance mais conhecido da escritora afro-americana Toni Morrison, Prémio Nobel da Literatura em 1993, recria ficcionalmente uma dança ritual negra, liderada por uma xamã e ex-escrava, Baby Suggs. Neste breve estudo interessa-me: a) evidenciar o carácter performativo da referida cerimónia e os seus objetivos gerais; b) descrever e analisar o modo como Morrison, usando diversas estratégias narrativas e estilísticas, transcreve essa performance, comparando os passos do texto com os passos da dança; c) mostrar que o texto literário em estudo é, afinal, uma mimesis da mimesis, ou seja uma imitação de uma dança que, por sua vez, imita uma realidade de natureza espiritual. Para tanto, recorro à obra Beloved; a ensaios de especialistas em Toni Morrison; aos estudos acerca de danças cerimoniais de diversos antropólogos mundialmente reputados; e, naturalmente, à minha opinião. Daqui resultará uma melhor compreensão do mecanismo criativo; da prática das duas linguagens; do carácter performativo de ambas as artes. | pt_PT |
| dc.identifier.citation | Mancelos, João de. “O baile das palavras negras: A dança como performance ritual no romance Beloved, de Toni Morrison”. Revista de Letras da Universidade Estadual de São Paulo 47.2 (2007): 121-131. ISSN: 0101-3505. | pt_PT |
| dc.identifier.issn | 0101-3505 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/4297 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.publisher | Universidade Estadual de São Paulo | pt_PT |
| dc.subject | Performance | pt_PT |
| dc.subject | Dança | pt_PT |
| dc.subject | Xamã | pt_PT |
| dc.subject | Beloved | pt_PT |
| dc.subject | Toni Morrison | pt_PT |
| dc.title | O baile das palavras negras: a dança como performance ritual no romance Beloved, de Toni Morrison | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.conferencePlace | São Paulo | pt_PT |
| oaire.citation.endPage | 131 | pt_PT |
| oaire.citation.issue | 1 | pt_PT |
| oaire.citation.startPage | 121 | pt_PT |
| oaire.citation.title | Revista de Letras da Universidade Estadual de São Paulo | pt_PT |
| oaire.citation.volume | 47.2 | pt_PT |
| person.familyName | Mancelos | |
| person.givenName | João de | |
| person.identifier.ciencia-id | 4311-5CF6-585A | |
| person.identifier.orcid | 0000-0001-5867-9376 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | 69e80834-58a2-4218-8463-106c1b4ea2d5 | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 69e80834-58a2-4218-8463-106c1b4ea2d5 |
