Repository logo
 
Publication

Rotinas da Criança e Problemas Socioemocionais e de Comportamento em Idade Pré-Escolar: Perceção Materna e Paterna

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologia
dc.contributor.advisorCunha, Ana Isabel Silva Santos Barbosa
dc.contributor.advisorMajor, Sofia de Oliveira
dc.contributor.authorSantos, Matilde Almeida
dc.date.accessioned2025-10-17T11:01:41Z
dc.date.available2025-10-17T11:01:41Z
dc.date.issued2024-11-28
dc.date.submitted2024-10-10
dc.description.abstractDurante a idade pré-escolar, as rotinas exercem um papel fundamental na vida diária das crianças. O surgimento de problemas socioemocionais e comportamentais nesta faixa etária é comum, apesar da dificuldade existente na sua identificação, tendo em conta as características das crianças desta idade. Tem sido fundamentada a importância de recorrer a diversos informadores de forma a obter várias perspetivas acerca do funcionamento de crianças em idade pré-escolar, nomeadamente mães e pais. Este estudo tem como objetivo analisar e comparar as perceções materna e paterna acerca das rotinas e dos problemas socioemocionais e de comportamento de crianças em idade préescolar, para além de analisar a relação entre estas duas variáveis. A amostra é constituída por 126 participantes, 63 mães e 63 pais de crianças entre os 3 e os 6 anos (M = 4.30; DP = 1.03), que preencheram, separadamente, as versões portuguesas do Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ:P), instrumento que avalia as rotinas em contexto familiar de crianças e do Strenghts and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por), que avalia o ajustamento psicológico de crianças e jovens. Os resultados revelam que existe um acordo entre mães e pais que varia entre fraco e forte (r = .36-.62) relativamente à frequência das diversas dimensões das rotinas de crianças em idade préescolar. Indicam ainda que as mães, quando comparadas com os pais, avaliaram as crianças com uma maior frequência de rotinas associadas à Vida Diária. Para os problemas socioemocionais e de comportamento, os resultados apontam para um grau de acordo mãe-pai que oscila entre fraco e forte (r = .34-.65). Não se verificam diferenças estatisticamente significativas entre os informadores no que concerne os problemas socioemocionais e comportamentais. A análise do acordo mãe-pai ao nível dos itens do CRQ:P e do SDQ-Por indicou um grau de acordo mais elevado para itens referentes a rotinas relacionadas com educação e atenção positiva e para comportamentos relacionados com sintomas emocionais. As correlações entre as rotinas e os problemas socioemocionais e de comportamento apontam (preenchimento pelas mães) para uma associação positiva entre a Disciplina (CRQ:P) e a Hiperatividade/Défice de Atenção (SDQ-Por); e para uma associação negativa entre a Vida Diária (CRQ:P) e a Hiperatividade/Défice de Atenção, Sintomas Emocionais e Total de Dificuldades (SDQPor), quando o informador é o pai. Verificou-se ainda, para os pais, uma associação negativa entre a Educação/Atenção Positiva (CRQ:P) os Sintomas Emocionais (SDQPor) e entre o Total de Rotinas (CRQ:P) e a Hiperatividade/Défice de Atenção (SDQPor). Por fim, são discutidos os resultados de acordo com a literatura e apontadas as contribuições, implicações e limitações do estudo.por
dc.description.abstractDuring the preschool years, routines play a fundamental role in the daily lives of children. The emergence of socio-emotional and behavioral problems in this group age is common, despite the difficulty in identifying them, given the characteristics of children of this age. The importance of using several informants to obtain various perspectives on the functioning of preschool children, namely mothers and fathers has been well established. This study aims to analyze and compare maternal and paternal perceptions on routines and socio-emotional and behavioral problems of preschool children, as well as to analyze the relationship between these two variables. The sample consists of 126 participants, 63 mothers and 63 fathers of children between the ages of 3 and 6 years old (M = 4.30; SD = 1.03), who separately completed the Portuguese versions of the Child Routines Questionnaire: Preschool (CRQ:P), an instrument that assesses children’s routines in the family context and the Strengths and Difficulties Questionnaire (SDQ-Por), which assesses the psychological adjustment of children and youths. The results reveal that there is an agreement between mothers and fathers that varies between weak and strong (r = .36-.62) when it comes to the frequency of the various dimensions of preschool children’s routines. They also indicate that mothers, when compared to fathers, rated children with higher frequency of routines associated with Daily Life. For the socioemotional and behavioral problems, the results point to a degree of mother-father agreement from weak to strong (r = .34-.65). There were no statistically significant differences between the informants regarding the SDQ-Por. Analysis of the motherfather agreement at item level of the CRQ:P and SDQ-Por indicated a higher degree of agreement for items related to routines of education and positive attention and for behaviors related to emotional symptoms. The correlations between routines and socioemotional and behavioral problems point (filled in by mothers) to a positive association between Discipline (CRQ:P) and Hyperactivity/Attention Deficit (SDQ-Por); and a negative association between Daily Life (CRQ:P) and Hyperactivity/Attention Deficit, Emotional Symptoms and Total Difficulties (SDQ-Por), when the informant is the father. There was also a negative association between Education/Positive Attention (CRQ:P) and Emotional Symptoms (SDQ-Por) and between Total Routines (CRQ:P) and Hyperactivity/Attention Deficit (SDQ-Por). Finally, the results are discussed according to the literature, and the contributions, implications and limitations of the study are emphasized.eng
dc.identifier.tid203846834
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/18986
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectIdade Pré-Escolarpor
dc.subjectPerceção Materna e Paternapor
dc.subjectProblemas Socioemocionais e de Comportamentopor
dc.subjectRotinaspor
dc.titleRotinas da Criança e Problemas Socioemocionais e de Comportamento em Idade Pré-Escolar: Perceção Materna e Paternapor
dc.typemaster thesispor
dspace.entity.typePublication
thesis.degree.name2º Ciclo em Psicologiapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
Loading...
Thumbnail Image
Name:
10787_25722.pdf
Size:
561.67 KB
Format:
Adobe Portable Document Format