Publication
A matemática no ensino profissional: os programas e as representações dos professores
datacite.subject.fos | Ciências Naturais::Matemáticas | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Matos, José Manuel Leonardo de | |
dc.contributor.advisor | Bento, António Jorge Gomes | |
dc.contributor.author | Rodrigues, Alexandra Sofia da Cunha | |
dc.date.accessioned | 2016-02-04T14:41:21Z | |
dc.date.available | 2016-02-04T14:41:21Z | |
dc.date.issued | 2015 | |
dc.description.abstract | Este estudo pretende perceber qual o papel da matemática no ensino profissional desde o seu início até à atualidade e quais os métodos pedagógicos que os professores privilegiam para o seu ensino. Podemos dividir esta investigação em duas partes. Numa primeira parte e numa perspetiva histórica analisaram-se os programas de matemática do ensino profissional de nível não superior, desde o aparecimento do ensino técnico em Portugal, refletindo-se sobre o papel da disciplina na formação de jovens cujo objetivo seria a inserção no mercado de trabalho. Esta parte do estudo foi estruturada em dois momentos, o primeiro até 1975, com a unificação do ensino técnico com o ensino liceal. Um segundo momento, a partir da primeira tentativa de reimplementar o ensino profissional no nosso país em 1983, até à atualidade. Na segunda parte da investigação usou-se uma metodologia de estudo de caso, onde se estudaram 4 casos (4 escolas profissionais localizadas na região do interior centro do país). Pretendeu-se perceber quais as representações e as práticas profissionais indicadas pelos professores para o ensino da matemática nos cursos profissionais, quais os programas, a visão dos professores sobre a disciplina, sobre a escola, sobre os alunos e sobre as orientações metodológicas a adotar para ensinar matemática a um curso profissional. Nesta segunda parte utilizou-se um paradigma de investigação interpretativo, analisando-se as entrevistas a 10 professores de Matemática e alguns programas de Matemática em vigor em três das escolas estudadas. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101377398 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/3992 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.subject | Ensino profissional - Ensino da matemática - Portugal | pt_PT |
dc.subject | Ensino profissional - Programas de matemática - Portugal | pt_PT |
dc.title | A matemática no ensino profissional: os programas e as representações dos professores | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
person.familyName | Cunha Rodrigues | |
person.givenName | Alexandra Sofia | |
person.identifier.ciencia-id | A31B-9FBC-B131 | |
person.identifier.orcid | 0000-0001-9022-4849 | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
relation.isAuthorOfPublication | 84bd24aa-2f1b-4078-bd18-a5c1c576cb4c | |
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | 84bd24aa-2f1b-4078-bd18-a5c1c576cb4c | |
thesis.degree.name | Doutoramento em Didática da Matemática | pt_PT |