Repository logo
 
Publication

A matemática no ensino profissional: os programas e as representações dos professores

datacite.subject.fosCiências Naturais::Matemáticaspt_PT
dc.contributor.advisorMatos, José Manuel Leonardo de
dc.contributor.advisorBento, António Jorge Gomes
dc.contributor.authorRodrigues, Alexandra Sofia da Cunha
dc.date.accessioned2016-02-04T14:41:21Z
dc.date.available2016-02-04T14:41:21Z
dc.date.issued2015
dc.description.abstractEste estudo pretende perceber qual o papel da matemática no ensino profissional desde o seu início até à atualidade e quais os métodos pedagógicos que os professores privilegiam para o seu ensino. Podemos dividir esta investigação em duas partes. Numa primeira parte e numa perspetiva histórica analisaram-se os programas de matemática do ensino profissional de nível não superior, desde o aparecimento do ensino técnico em Portugal, refletindo-se sobre o papel da disciplina na formação de jovens cujo objetivo seria a inserção no mercado de trabalho. Esta parte do estudo foi estruturada em dois momentos, o primeiro até 1975, com a unificação do ensino técnico com o ensino liceal. Um segundo momento, a partir da primeira tentativa de reimplementar o ensino profissional no nosso país em 1983, até à atualidade. Na segunda parte da investigação usou-se uma metodologia de estudo de caso, onde se estudaram 4 casos (4 escolas profissionais localizadas na região do interior centro do país). Pretendeu-se perceber quais as representações e as práticas profissionais indicadas pelos professores para o ensino da matemática nos cursos profissionais, quais os programas, a visão dos professores sobre a disciplina, sobre a escola, sobre os alunos e sobre as orientações metodológicas a adotar para ensinar matemática a um curso profissional. Nesta segunda parte utilizou-se um paradigma de investigação interpretativo, analisando-se as entrevistas a 10 professores de Matemática e alguns programas de Matemática em vigor em três das escolas estudadas.pt_PT
dc.identifier.tid101377398
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3992
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEnsino profissional - Ensino da matemática - Portugalpt_PT
dc.subjectEnsino profissional - Programas de matemática - Portugalpt_PT
dc.titleA matemática no ensino profissional: os programas e as representações dos professorespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameCunha Rodrigues
person.givenNameAlexandra Sofia
person.identifier.ciencia-idA31B-9FBC-B131
person.identifier.orcid0000-0001-9022-4849
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication84bd24aa-2f1b-4078-bd18-a5c1c576cb4c
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery84bd24aa-2f1b-4078-bd18-a5c1c576cb4c
thesis.degree.nameDoutoramento em Didática da Matemáticapt_PT

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
A mat no EP.pdf
Size:
1.98 MB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: