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Quebra-Alzheimer Projeto de Exposição, para a consciencialização da Doença de Alzheimer

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Abstract(s)

Até finais do ano 1901, a doença de Alzheimer era unicamente considerada uma consequência natural do progresso da idade, sendo os seus sintomas descartados como provenientes de uma doença, e assumidos como evidências de loucura. Alois Alzheimer, em 1970, perante a análise sequencial do cérebro humano (da, então, primeira paciente com a doença), aplicou, pela primeira vez, a terminologia ‘Doença de Alzheimer’; sendo atualmente considerada uma doença degenerativa progressiva, com sintomatologia distinta — estima-se que, em 2018, em todo o mundo, a comunidade de pacientes com a doença fosse de 50 milhões, pensa-se que este valor possa aumentar para 152 milhões, em 2050 (Alzheimer’s Disease International, 2018, pp. 6–7). Denotámos uma fragilidade acentuada na comunicação e transmissão de conhecimento, por parte das organizações competentes, onde é utilizado de maneira acentuada o design de produto e de interiores quando mencionada a doença de Alzheimer. Deste modo, e verificando esta conduta, o projeto Quebra-Alzheimer propõe-se a responder à pergunta: “Como pode o Design contribuir para a consciencialização relativa à doença de Alzheimer?”, investigando, para tal, as várias vertentes do design que dão forma à exposição, como agentes informativos e educativos — sendo elas o Design de Comunicação, o Design de Exposições e Design para a Saúde. O projeto Quebra-Alzheimer culmina na projeção de uma exposição, com a idealização de cinco peças (sendo quatro delas interativas), que se propõe a despoletar no visitante emoções (expondo-o à vulnerabilidade da doença), sendo motor e incentivador de ação.
Until the end of 1901, Alzheimer's disease was only considered a natural consequence of the progress of age, its symptoms being discarded as such, and assumed as evidence of madness. Alois Alzheimer, in 1970, in view of the sequential analysis of the human brain (from the then first patient with the disease) applied, for the first time, the terminology 'Alzheimer's Disease'; currently being considered a progressive degenerative disease, with different symptoms — it is estimated that in 2018, worldwide, the community of patients with this disease, would be 50 million, it is thought that this figure could increase to 152 million in 2050 (Alzheimer's Disease International, 2018, pp. 6-7). We denote a marked weakness in the communication and transmission of knowledge, by the competent associations, where product and interior design is strongly used when mentioning Alzheimer's disease. Having said that, and verifying this conduct, the Quebra-Alzheimer project proposes to answer the question: “How can Design contribute to the awareness of Alzheimer's disease?”, investigating, for this purpose, the various aspects of design that shape the exhibition, as an informative and educational agent - these being Communication Design, Exhibition Design and Design for Health. The Quebra-Alzheimer project culminates in the projection of an exhibition, with the idealization of five pieces (four of them interactive), which are intended to trigger emotions in the visitor (exposing him to the vulnerability of the disease), acting as a motor and incentive for action.

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Alzheimer Comunicação Consciencialização Design Doença Educação Exposição Informação Saúde

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