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DGS em crise: Comunicação da DGS em tempos de pandemia

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Abstract(s)

No dia 11 de março de 2020 foi declarada pandemia em relação ao novo coronavírus pela Organização Mundial da Saúde. Desde então, autoridades de saúde nacionais viram-se na urgência de adotar medidas de segurança para a contenção da doença de modo a evitar o agravamento da situação. Em Portugal não foi diferente, a Direção Geral da Saúde esteve presente para colocar em prática planos estratégicos de gestão de crise em conjunto com o Ministério da Saúde. Uma destas ações foi a realização de conferências de imprensa periódicas para manter atualizados os cidadãos. O propósito deste trabalho é precisamente perceber como as conferências de imprensa veiculadas pelo Ministério da Saúde e pela Direção Geral da Saúde, veiculavam mensagens de cariz político e técnico durante a pandemia, essenciais à gestão da reputação do governo e à proteção da população. As mensagens principais dessas conferências de imprensa foram analisadas à luz do modelo Comunicação de Crise no Setor Público de Olsson (2014). Constatou-se uma prevalência de mensagens de interesse público sobre o interesse político, da parte DGS, ou seja, uma comunicação operacional e com foco na resiliência social.
On March 11, 2020, a pandemic was declared in relation to the new coronavirus by the World Health Organization. Since then, national health authorities found themselves in the urgent need to adopt safety measures to contain the disease to prevent the situation from worsening. In Portugal it was no different, the Directorate General of Health was present to put into practice strategic crisis management plans in with help of the Ministry of Health. One of these actions was to hold periodic press conferences to keep citizens updated. The purpose of this paper is precisely to understand how the press conferences conveyed by the Ministry of Health, highly interconnected to the Portuguese government, and the Directorate General of Health, an operational body for health management, since each entity has a differentiated communication. The information transmitted during the press conferences was analyzed in the light of the Crisis Communication in the Public Sector model of Olsson (2014) and it was found a prevalence of the values expected to be handled by the DGS, an operational communication and focused on social resilience.

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Comunicação Covid-19 Crise Gestão Governo Pandemia Saúde

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