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A geração Z na era da imagem

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Abstract(s)

Numa sociedade cada vez mais dominada pelo culto da imagem, têm aumentado os relatos sobre o crescimento do preconceito e da discriminação baseados unicamente na aparência física. É neste contexto de valorização das dimensões estéticas e visuais, promovidas e alimentadas pelos diferentes setores da sociedade e em particular pelos media, que desenvolvemos esta dissertação, onde procuramos avaliar a relevância atribuída à aparência física por parte da geração Z. A investigação tem como objetivo demonstrar que a conceção de corpo perfeito dominante na sociedade é construída a partir de padrões estéticos e modelos corporais que não existem, sendo apenas fruto de manipulação, com o apoio de tratamento de imagem ou intervenções cirúrgicas. Começamos o trabalho com uma revisão de literatura, onde procuramos caraterizar a geração Z e os seus comportamentos, mas abordamos também a evolução dos padrões de beleza e a importância que estes ganharam nas sociedades contemporâneas. Apresentamos de seguida a metodologia e as técnicas de recolha de dados que guiaram o trabalho. Nesta dissertação optámos por uma metodologia do tipo misto, num cruzamento entre técnicas de recolha de dados quantitativas e qualitativas, uma vez que entendemos que esta seria a única forma de abordar a complexidade da temática em estudo. Neste sentido, optámos por desenvolver um inquérito por questionário, que foi aplicado junto de 785 elementos da geração Z, com o intuito de recolher as suas perceções sobre este culto da imagem. Complementamos estes dados com estudos de caso de duas influencers desta geração, nomeadamente através de uma análise das suas contas de Instagram, através da qual procurámos compreender as dinâmicas de influência dos seguidores, mas também o impacto que a opinião destes pode ter nos jovens influenciadores. No final do trabalho apresentam-se os principais resultados e considera-se a hipótese de as novas gerações começarem aos poucos a desconstruir os estereótipos e preconceitos que marcam uma sociedade ainda dominada pela imagem e pelos padrões estéticos e de beleza. Encerramos a dissertação com a exposição de uma sessão fotográfica que elaborámos, com o objetivo de ajudar a combater a discriminação em relação aos corpos reais e a quebrar alguns dos tabus da sociedade.
In a society increasingly dominated by the cult of the image, reports on the growth of prejudice and discrimination based solely on physical appearance have increased. It is in this context of valuing the aesthetic and visual dimensions, promoted and nurtured by the different sectors of society and in particular by the media, that we developed this dissertation, where we tried to evaluate the relevance attributed to the physical appearance on the part of generation Z and its influence in the construction your identity. The research aims to demonstrate that the concept of perfect body dominant in society is built from aesthetic standards and body models that do not exist, being just the result of manipulation, with the support of image treatment or surgical interventions. We started the work with a literature review, where we tried to characterize GenZers and their behaviors, but we also approached the evolution of beauty standards and the importance that they gained in contemporary societies. We present below the methodology and data collection techniques that guided the work. In this dissertation, we opted for a mixed type methodology, in a cross between quantitative and qualitative data collection techniques, since we understand that this would be the only way to approach the complexity of the subject under study. In this sense, we opted to develop a survey, which was applied to 785 members of generation Z, in order to collect their perceptions about this image cult. We complement this data with case studies of two influencers of this generation, namely through an analysis of their Instagram accounts, through which we sought to understand the influence dynamics of followers, but also the impact that their opinion can have on young people influencers. At the end of the work, the main results are presented and the hypothesis is that the new generations will gradually begin to deconstruct the stereotypes and prejudices that mark a society still dominated by the image and by the aesthetic and beauty standards. We ended the dissertation with the exhibition of a photo session that we directed and produced, with the objective of helping to combat discrimination in relation to real bodies and to break some of society's taboos.

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Keywords

Geração Z Imagem Corporal Imperfeições Manipulação de Imagem Media Sociais

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