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Desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: estudo do impacto de uma intervenção

datacite.subject.fosCiências Sociais::Psicologiapt_PT
dc.contributor.advisorSimões, Maria de Fátima de Jesus
dc.contributor.authorFontes, Marco Paulo da Silva
dc.date.accessioned2016-07-27T15:23:07Z
dc.date.available2016-07-27T15:23:07Z
dc.date.issued2016
dc.description.abstractA presente investigação tem como objetivo fundamental analisar e avaliar o impacto produzido pela implementação, junto de crianças do 1º ciclo do ensino básico, de um projeto de intervenção direcionado para a promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar. O projeto de intervenção é constituído pela operacionalização de doze sessões semanais, com duração de 60 minutos cada, nas quais são desenvolvidas atividades de exploração reconstrutiva, baseadas em princípios de ação, reflexão e integração, com vista ao desenvolvimento de competências empreendedoras não-cognitivas. A amostra é constituída por 645 crianças, de ambos os sexos (315 rapazes e 330 raparigas), com idades compreendidas entre os 8 e os 11 anos (Midade=9,03). Estas crianças encontravam-se a frequentar, no ano letivo 2014/2015, o 4º ano de escolaridade de 32 escolas básicas pertencentes a 5 agrupamentos de escolas de ensino público da zona do Grande Porto. O desenho do estudo é quasi-experimental, com dois grupos independentes, e com medidas repetidas (pré e pós intervenção). Para a avaliação do processo de intervenção foram avaliadas as dinâmicas da aprendizagem desenvolvidas - através da análise de portefólio, diários de bordo e registos de avaliação de sessão -, bem como as reações à intervenção – através de questionários de avaliação da reação a professores e alunos. No que concerne à avaliação dos produtos da intervenção, foram avaliadas as evidências de criação de valor – através da análise dos projetos de grupo, dos protótipos e artefactos criados -, bem como através das medidas do Questionário de Competências Empreendedoras para Crianças (QCE-C; Fontes & Simões, 2015) e da Escala de Desenvolvimento Vocacional na Infância (EDVI; Schultheiss & Stead, 2004; adapt. Ramos, 2012), destinadas a avaliar dimensões de competências empreendedoras não-cognitivas e do desenvolvimento vocacional, respetivamente. Num primeiro estudo, a primeira e segunda hipóteses preveem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o momento de pré e pós intervenção nos resultados do grupo experimental, no sentido de uma melhoria dos indicadores de competências empreendedoras não-cognitivas e do desenvolvimento vocacional. A terceira e quarta hipóteses preveem a existência de diferenças estatisticamente significativas entre o grupo experimental e o grupo de controlo, nas dimensões de competências empreendedoras e do desenvolvimento vocacional, no sentido de melhores resultados do grupo experimental. Num segundo estudo, coloca-se a hipótese da existência de uma reação gradativamente positiva das crianças às sessões e ao projeto, bem como a produção de uma maior diversidade e complexidade de significados pessoais em torno dos conceitos de empreendedorismo, das competências empreendedoras e da ação dos indivíduos em contexto. Num terceiro estudo, coloca-se a hipótese de o projeto implementado ter contribuído para a implementação de dinâmicas de aprendizagem significativas e de propostas de ação inovadoras e criativas, passíveis de replicação e aprofundamento. A nível dos resultados obtidos, relativamente ao primeiro estudo, verifica-se uma comprovação parcial da primeira e da segunda hipóteses, com diferenças significativas, no caso das competências empreendedoras não-cognitivas, em 4 dimensões – “orientação para a resolução proactiva de tarefa”, “orientação para a focalização na tarefa”, “comportamento de risco” e “orientação social” – e, no caso das dimensões do desenvolvimento vocacional em também 4 dimensões – “autoconceito”, “locus de controlo”, “informação” e “interesses”. Em relação à terceira e quarta hipóteses, foram registados efeitos significativos de pequena magnitude na dimensão “orientação para a resolução proactiva de tarefa”, relativa às competências empreendedoras não-cognitivas, e na dimensão “planeamento”, relativamente ao desenvolvimento vocacional. No que concerne ao segundo estudo, registou-se um grande investimento dos alunos nas atividades propostas, com crescente valorização de tonalidade afetiva positiva às mesmas e com produção de um conjunto de significados pessoais e sociais diversos, abrangentes e de complexidade crescente. Relativamente ao terceiro estudo, foi possível evidenciar e concluir que o projeto de intervenção funcionou como um elemento catalisador para o fomento da participação ativa e crítica dos alunos no contexto escolar, através de projetos de criação de valor pessoal, social e comunitário. Estes resultados são discutidos à luz das conceptualizações teóricas da educação empreendedora e da promoção do desenvolvimento psicológico em contexto escolar. São ainda apresentadas e discutidas as implicações do estudo para o âmbito da promoção do desenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar e para a definição de modelos de avaliação do impacto dessas intervenções. Por fim, são analisadas as limitações inerentes a esta investigação, bem como são referenciadas implicações futuras, ao nível da intervenção e da investigação neste domínio.pt_PT
dc.description.abstractThe main objective of this research is to analyze and evaluate the impact produced by the implementation of an intervention project involving primary education school children aimed to promote the development of entrepreneurial skills in schools. The intervention project comprises twelve weekly sessions lasting 60 minutes each, where reconstructive exploration activities are developed based on principles of action, reflection and integration, to develop non-cognitive entrepreneurial skills. The sample consists of 645 children of both genders (315 boys and 330 girls), aged 8 to 11 (Average age= 9.03). In the school year 2014/2015 these children were attending the 4th grade of 32 primary schools belonging to five groups of public schools in the area of Oporto. The study design is quasi-experimental, with two independent groups, and repeated measures (pre and post intervention). For the evaluation of the intervention process the developed learning dynamics were evaluated - through portfolio analysis, logbooks and session assessment records - as well as the reactions to the intervention - through reaction evaluation questionnaires to teachers and students. Regarding the evaluation of the intervention products evidence of value creation was evaluated - through the analysis of group projects, prototypes and artefacts created - as well as through the measures of the Entrepreneurial Skills Questionnaire for Children (Fontes & Simões, 2015) and the Childhood Career Development Scale (CCDS; Schultheiss & Stead, 2004;. adapt Ramos, 2012), to assess non-cognitive dimensions of entrepreneurial skills and career development, respectively. In a first study, the first and second hypotheses predict the existence of significant differences of results between pre- and post-intervention in the experimental group, to improve the indicators of non-cognitive entrepreneurial skills and vocational development. The third and fourth hypotheses predict the existence of significant differences between the experimental group and the control group, concerning the dimensions of entrepreneurial skills and vocational development, in order to obtain better results in the experimental group. In a second study, the hypothesis of the existence of a gradually positive reaction of the children to the sessions and the project is considered, as well as the production of greater diversity and complexity of personal meanings around the entrepreneurial concepts, entrepreneurial skills and action of individuals in context. In a third study, the possibility that the project implemented has contributed to the implementation of significant learning dynamics, innovative and creative proposals for action, capable of replication and deepening is considered. In terms of results obtained for the first study, there is a partial confirmation of the first and second hypotheses with significant differences in non-cognitive entrepreneurial skills in four dimensions - "orientation for proactive task solving", "orientation to focus on task", "risk behaviour" and "social orientation" - and also in four dimensions of vocational development - "self", "locus of control", "information" and "interests. Regarding the third and fourth cases, significant effects of small magnitude in "orientation for the proactive solving task" concerning non-cognitive entrepreneurial skills, and in "planning" in relation to career development were recorded. Regarding the second study, there was a major investment of the students in the proposed activities, with growing positive and affective appreciation of them and the production of a set of diverse, comprehensive and of growing complexity personal and social meanings. As for the third study, it was possible to demonstrate and conclude that the intervention project acted as a catalyst for the promotion of active and critical participation of students in the school context, through projects of creation of personal, social and community value. These results are discussed in light of theoretical conceptualizations of entrepreneurial education and the promotion of psychological development in school context. The implications of the study concerning the promotion of the development of entrepreneurial skills in schools and of the definition of impact evaluation models of these interventions are also presented and discussed. Finally, the inherent limitations of this research are analyzed and future implications are referred regarding intervention and research in this field.pt_PT
dc.identifier.tid101410794
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4312
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEmpreendedorismopt_PT
dc.subjectEducação empreendedorapt_PT
dc.subjectCompetências empreendedoraspt_PT
dc.subjectIntervenção em contexto escolar Entrepreneurshippt_PT
dc.subjectEntrepreneurial educationpt_PT
dc.subjectEntrepreneurial competencespt_PT
dc.subjectSchool based interventiopt_PT
dc.titleDesenvolvimento de competências empreendedoras em contexto escolar: estudo do impacto de uma intervençãopt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameFontes
person.givenNameMarco Paulo da Silva
person.identifier.orcid0000-0003-2745-7572
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication5592b58b-fd8f-4083-a2b6-efeffbaf4ac8
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery5592b58b-fd8f-4083-a2b6-efeffbaf4ac8
thesis.degree.nameDoutoramento em Psicologiapt_PT

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