Repository logo
 
Publication

A Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na Disciplina de Didáctica Do Curso de Pedagogia, como reforço para aprendizagem presencial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Ciências da Educaçãopor
dc.contributor.advisorSilva, Sofia Malheiro da
dc.contributor.advisorBranco, Maria Luísa Frazão Rodrigues
dc.contributor.authorSerrote, Ageu Adão Lora
dc.date.accessioned2020-03-12T16:53:48Z
dc.date.available2020-03-12T16:53:48Z
dc.date.issued2018-07-12
dc.date.submitted2018-06-19
dc.description.abstractO presente trabalho tem como tema a utilização do ambiente virtual de aprendizagem (AVA), na disciplina de didática do curso de pedagogia, como reforço para aprendizagem presencial: o caso da Escola Superior Politécnica de Malanje. O mesmo foi realizado com uma turma de 38 estudantes, uma professoras da disciplina de Didática Especial da Pedagogia e dois membros da direção da escola. Pretende-se com este trabalho, conhecer os recursos existentes para utilização do ambiente virtual de aprendizagem e desenvolver atividades que estimulem a utilização de ambientes virtuais de aprendizagem como reforço para aprendizagem presencial, com vista a contribuir para a implementação dos mesmos, no sentido de dar uma nova dinâmica às aulas presenciais. Porém, para pesquisa de campo utilizou-se o modelo de investigação com uma abordagem qualitativa, o que permitiu realizar observação participante, entrevista semiestruturada e focus group. Portanto, Apesar das dificuldades encontradas na Escola Superior Politécnica de Malanje é notável o reconhecimento, por parte dos participantes na pesquisa, a necessidade de agregar os ambientes virtuais no processo de ensino e aprendizagem presencial, para permitir o gerenciamento das atividades dos estudantes, guiadas pela metáfora da participação e pelo princípio da aprendizagem colaborativa.por
dc.description.abstractThe present work has as its theme the use of the virtual learning environment (AVA), in the didactics course of the pedagogy course, as a reinforcement for face-to-face learning: the case of the Escola Superior Politécnica de Malanje. The same was done with a class of 38 students, one teachers of the discipline of Special Didactics of Pedagogy and two members of the direction of the school. The aim of this work is to know the existing resources to use the virtual learning environment and to develop activities that stimulate the use of virtual learning environments as reinforcement for face-to-face learning, with a view to contributing to their implementation, in order to give a new dynamic to face-to-face classes. However, for the field research the research model was used with a qualitative approach, which allowed participant observation, semi-structured interview and focus group. Therefore, despite the difficulties encountered at the Escola Superior Politécnica de Malanje, it is notable the recognition by the participants in the research of the need to aggregate the virtual environments in the teaching and learning process, in order to allow the management of students' activities, guided by the metaphor of participation and the principle of collaborative learning.eng
dc.identifier.tid202357848
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10011
dc.language.isoporpor
dc.subjectAmbientes de Aprendizagempor
dc.subjectAprendizagem Presenciaispor
dc.subjectAprendizagem Virtuaispor
dc.titleA Utilização do Ambiente Virtual de Aprendizagem (AVA), na Disciplina de Didáctica Do Curso de Pedagogia, como reforço para aprendizagem presencialpor
dc.title.alternativeO caso da Escola Superior Politécnica de Malanjepor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Supervisão Pedagógicapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
6360_13699.pdf
Size:
1.34 MB
Format:
Adobe Portable Document Format