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Os Social Media como Vantagem Competitiva: O Caso de Empresas B2B

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Abstract(s)

Os Social media (SM) estão cada vez mais presentes na vida das pessoas e seu uso acabou por se expandir para o ambiente corporativo. Além da comunicação cliente e consumidor os SM também estão sendo muito utilizados no contexto Business to Business. Essas empresas usam as aplicações de social media para comunicação, relaciomento com clientes e para atividades relacionadas a venda. Considerando que a maioria dos estudos sobre os SM abordam mais o mercado Business to Consumer, este estudo tem como objetivo compreender como o uso dos SM pode potenciar a vantagem competitiva das empresas B2B. Além disso este estudo discute como os SM melhoram a comunicação e relacionamento com o cliente, busca entender os benefícios e eficácia nos negócios após o uso dos SM e se existe aumento nas vendas com o seu uso. Para alcançar tal objetivo foi utilizado como instrumento de coleta de dados a entrevista semiestruturada em que foram entrevistados seis gestores de empresas B2B. Os resultados evidenciaram que o uso dos SM melhoram a comunicação e relacionamento, aumentam as vendas e contribuem para a vantagem competitiva de forma sustentada. Contudo, também foram apontadas limitações que decorrem com uso dos SM como a mudança do algoritmo e necessidade de fequência nas publicações.
Social media (SM) are increasingly present in people's lives, and their use expanded to the corporate environment. In addition to customer and consumer communication, SM are widely used in the Business to Business context. These companies use social networking applications for communication, customer relationship and sales-related activities. Considering that most studies on SM are more focused on the Business to Consumer market, this study aims to understand how using SM can enhance the competitive advantage of business to business (B2B) companies. In addition, this study discusses how SM improve communication and customer relationship, seeks to understand the benefits and effectiveness in business after using SM and if there is an increase in sales with its use. To achieve this objective, semi-structured interviews were used as a data collection instrument in which six managers of B2B companies were interviewed. The results showed that the use of the SM improve communication and relationships, increases sales and contributes to competitive advantage in a sustained way. However, limitations arising from using SM were also pointed out, such as changing the algorithm and the need for publication frequency.

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Marketing B2b Comunicação Social Media Vantagem Competitiva Vendas

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