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Advisor(s)
Abstract(s)
Actualmente, muito se tem debatido acerca da temática da Educação.
Contudo, e embora existam diferentes perspectivas, a Escola mudou.
Actualmente, já não se trata de um local confinado a um único espaço, onde
simplesmente se transmitem conhecimentos e onde o professor emerge como
mestre da sapiência. No entanto, o ensino da língua materna continua a ser basilar, uma vez que prepara o indivíduo para a sua relação com o outro através
do fenómeno comunicacional, muito embora os resultados na disciplina de Língua
Portuguesa sejam, por vezes, pouco satisfatórios. Mas a mudança ainda continua. Quase diariamente, assistimos ao avanço
tecnológico e somos confrontados com novos meios informáticos, aos quais a
Escola não fica alheia, o que requer uma constante actualização dos próprios
professores e uma revisão do papel do mesmo no processo educativo. Assim sendo, e face à diversidade de materiais disponíveis para a
concretização dos objectivos e prossecução das estratégias, é de notar que o
manual escolar constitui ainda um instrumento de trabalho de intensa utilização e
não deixou de reter um espaço fundamental no contexto da aula e mais
concretamente no processo de ensino-aprendizagem. A sua utilização vem marcando o ensino desde há várias décadas fruto do seu rigor e fácil uso. No
entanto, podem apresentar algumas limitações, pelo que se torna premente que o
mesmo seja avaliado nos mais diferentes aspectos. [...]
Description
Keywords
Língua portuguesa - Língua materna - Ensino Língua portuguesa - Língua materna - Manuais escolares Língua portuguesa - Língua materna - Verbos