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A Motivação dos Líderes nas Organizações

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Abstract(s)

É sabido que grande parte das organizações portuguesas baseia os seus princípios de atuação no fator motivação, considerando-o como um dos principais fatores que influencia diretamente a sua qualidade e a sua produtividade. Elaborou-se um estudo qualitativo e exploratório/descritivo, com o objetivo de investigar a motivação dos líderes das organizações com e sem fins lucrativos, englobando um conjunto de oito organizações, sendo quatro organizações com fins lucrativos (PME) e quatro organizações sem fins lucrativos (IPSS) com sede no concelho da Covilhã. Os dados foram recolhidos através da análise documental, de entrevistas e da observação direta dos inquiridos. Os resultados permitiram concluir que a motivação do líder diverge entre organizações com fins lucrativos (PME) e organizações sem fins lucrativos (IPSS). A questão do reconhecimento social é contextualizado de maneira diferente pelos diversos líderes, o sentimento na implementação de medidas e a relação com os colaboradores, não é sentida nem tratada de igual forma, uma vez que estes têm sempre em conta a estrutura e a finalidade da organização que representam, considerando-se que estes aspetos, nos dois grupos de casos estudados, são bastante diferentes. Determinou-se também que os fatores motivacionais como a autorrealização, a remuneração auferida, a criatividade na tomada de decisões e o estilo de chefia, se generalizam a ambos os casos estudados, sendo os resultados unânimes entre todos os líderes. Conclui-se assim que a motivação dos líderes nestes dois tipos de organizações são destintas, apesar de superficialmente parecer da mesma natureza, possui especificidades e características muito próprias, principalmente no caso das IPSS.
It is known that a great number of the Portuguese organizations base its action principles in the motivation factor, considering it as one of the main factors that directly influence the quality and their productivity. It was elaborated a qualitative and exploratory / descriptive, in order to investigate the motivation of the leaders of for and non profit organizations, envolving a set of eight organizations, beeing four for-profit organizations (SMEs) and four non-profit organizations (IPSS) with headquarter in the municipality of Covilhã. The results were collected through document reviews, interviews and direct observation of respondents. The results allowed to conclued that the motivation of the leader differs between for-profit organizations (SMEs) and non-profit organizations (IPSS). The issue of the social recognition is contextualized differently by the various leaders, the feeling in the implementation of measures and the relationship with employees, is neither felt not treated equally by the leaders, since they have always taken into account the structure and the purpose of the organization they represent, considering that these aspects, in both groups of studied cases are quite different. It was also determined that the motivational factors, such as self-realization, the received remuneration, the creativity in decision making and leadership style, were generalized to both studied cases, being the results unanimous among all leaders. It is therefore concluded that the motivation of the leaders in these two distinct types of organizations, in spite of seeming superficially of the same nature, it has got very specific features and characteristics, especially in the case of IPSS.

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Instituições Particulares de Solidariedade Social Lideres Motivação Organizações Com Fins Lucrativos Organizações Sem Fins Lucrativos Pequenas e Médias Empresas

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