Repository logo
 
Publication

Personagens 3D e Migração Cubana em Caribe360: A Jornada dos Cisneros

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Jogos Digitaispor
dc.contributor.advisorNogueira, Luis Carlos da Costa
dc.contributor.authorRodriguez, Veronica Llerandi
dc.date.accessioned2024-11-20T14:52:27Z
dc.date.available2024-11-20T14:52:27Z
dc.date.issued2024-07-12
dc.date.submitted2024-06-06
dc.description.abstractO projeto Caribe 360: A Jornada dos Cisneros surge da experiência pessoal da autora e da sua família no contexto da emigração internacional. Após uma viagem emocional a Cuba em agosto de 2023, a autora resolveu criar um conjunto de personagens inspiradas na fauna cubana, representando pessoas comuns e figuras importantes na sua vida. Estas personagens foram desenvolvidas desde o conceito e os esboços iniciais em papel até à elaboração final em 3D e posteriormente integradas numa narrativa que aborda a migração sob a perspetiva de uma família cubana. A história centra-se em Naila, inspirada na mãe da autora, e nos desafios que enfrentou ao emigrar para um novo país, deste modo refletindo as experiências de muitos emigrantes. Através desta narrativa, o projeto visa sensibilizar para os fenómenos de migração, especificamente, a migração cubana, e promover a empatia entre personagens, jogadores e leitores. Para apresentar estas personagens e a sua história, foi criada a revista Caribe 360, a qual proporciona uma experiência imersiva com recurso à realidade aumentada. A revista inclui várias seções para os leitores conhecerem os personagens, a narrativa da família, os cenários inspirados na realidade cubana e curiosidades sobre a ilha, sendo o culminar de um processo de pesquisa, conceção, modelagem e apresentação deste universo e dos seus protagonistas.por
dc.description.abstractThe Caribe 360: The Journey of the Cisneros project arises from the personal experience of the author and her family in the context of international emigration. After an emotional trip to Cuba in August 2023, the author decided to create a set of characters inspired by Cuban fauna, representing both ordinary people and important figures in her life. These characters were developed from the concept and initial sketches on paper to the final elaboration in 3D and later integrated into a narrative that addresses migration from the perspective of a Cuban family. The story focuses on Naila, inspired by the author's mother, and the challenges she faced when emigrating to a new country, thus reflecting the experiences of many emigrants. Through this narrative, the project aims to raise awareness of the phenomena of migration, specifically Cuban migration, and promote empathy between characters, players and readers. To present these characters and their story, the Caribe 360 magazine was created, which provides an immersive experience using augmented reality. The magazine includes several sections for readers to get to know the characters, the family's narrative, the settings inspired by Cuban reality and interesting facts about the island, and is the culmination of a process of research, design, modelling and presentation of this universe and its protagonists.eng
dc.identifier.tid203721497
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14611
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectArte de Conceitopor
dc.subjectMigraçãopor
dc.subjectPersonagens 3dpor
dc.subjectRevistapor
dc.subjectVideojogospor
dc.titlePersonagens 3D e Migração Cubana em Caribe360: A Jornada dos Cisnerospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitaispor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
10530_24480.pdf
Size:
4.84 MB
Format:
Adobe Portable Document Format