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Fotografia e Memória

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Abstract(s)

O presente estudo intitulado “Fotografia e Memoria: a Festa do Divino Espírito Santo em Crixás – Goiás” tem como objetivo utilizar a imagem fotográfica, associada à técnica de história oral como acionadora de lembranças individuais e coletivas, para recuperar pequenas histórias e construir um mosaico de memórias sobre estas festividades. Por meio da experiência etnográfica, das entrevistas semiestruturadas e entrevistas por meio da aplicação do método que alia fotografias aos relatos de fontes orais realizada entre os anos de 2008 e 2019, foi possível transcrever a Festa por meio de uma narrativa fotográfica expositiva das imagens capturadas durante o período de pesquisa. Além disso, esse método possibilitou elaborar estratégias, por meio de um plano de comunicação, para a colaboração na preservação da memória dessa manifestação cultural. No final pudemos concluir que a fotografia é fundamental para a reconstituição do passado, um recurso necessário para compreensão da identidade individual e coletiva da história de um povo. Toda imagem fotográfica carrega em si uma história, um registro da realidade que pode ou não existir no tempo presente, um documento de caráter testemunhal de algo que de fato existiu, um importante instrumento para a reconstrução da história, uma fonte de pesquisa que possibilita recuperar cenários e momentos que ficaram apenas na memória de quem os vivenciou.
The present study entitled “Photography and Memory: the Festa do Divino Espírito Santo in Crixás - Goiás” aimed to use the photographic image, associated with the technique of oral history as a driver of individual and collective memories, retrieve small stories and build a mosaic of memories about the festivities. Through the ethnographic experience, semi-structured interviews and interviews through the application of the method that combines photographs with reports from oral sources carried out between the years 2008 and 2019, it was possible to transcribe the festivity through a photographic narrative of the images captured during the survey period. In addition, this method made it possible to develop strategies, through a communication plan, for collaboration in the preservation of the memory of this cultural manifestation. In the end, we can conclude that photography is fundamental for the reconstruction of the past, a necessary resource for understanding the individual and collective identity of a people's history. Every photographic image carries with it a history, a record of reality that may or may not exist in the present time, a document with a testimonial character of something that did exist, an important instrument for the reconstruction of history, a source of research that makes it possible to recover scenarios and moments that were only in the memory of those who experienced it.

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Festa do Divino Espírito Santo Fotografia Memória

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