Publication
O (in)sucesso (re)escrito a cada momento
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Sociologia::Exclusões e Políticas Sociais | por |
dc.contributor.advisor | Pereira, Maria João Leitão Simões Areias | |
dc.contributor.advisor | Santos, Filomena Matias dos | |
dc.contributor.author | Porfírio, João Daniel Nunes | |
dc.date.accessioned | 2020-02-19T16:51:52Z | |
dc.date.available | 2020-02-19T16:51:52Z | |
dc.date.issued | 2018-03-15 | |
dc.date.submitted | 2018-02-14 | |
dc.description.abstract | Existem poucos estudos com o foco nas perceções que os indivíduos têm acerca do seu próprio trajeto escolar. Quer o sucesso, quer o insucesso escolar, são justificados mais por causas estruturais ou por dimensões consideradas separadamente, do que pela articulação dos vários fatores que advêm das experiências quotidianas de cada pessoa. Esta investigação optou por cruzar teorias da exclusão social e teorias da educação, de modo a responder aos propósitos da mesma. Assim, o objetivo principal passa por captar as perceções que os jovens têm acerca do seu percurso escolar. Especificamente, importa perceber as causas do (in)sucesso em quatro dimensões: ambiente familiar, vivências escolares, convívio com o grupo de pares e autonomia individual. Ao escolher-se este caminho, quer as estratégias e as expetativas dos agentes, quer as dinâmicas relacionais, consideram-se fundamentais para definir cada trajeto escolar. Através de uma metodologia qualitativa, implementaram-se entrevistas semiestruturadas a um grupo de jovens, traçando-se, posteriormente, quatro perfis de trajetórias escolares: duas de sucesso e duas de insucesso. | por |
dc.description.abstract | There are few studies which focus on the perceptions that individuals have about their own school course. Whether success or failure at school is justified more by structural causes or by dimensions considered separately, than by the articulation of the various factors that come from the everyday experiences of each person. This research chose to cross theories of social exclusion and educational theories, in order to respond to its purposes. Thus, the main objective is to capture the perceptions that young people have about their school career. Specifically, it is important to understand the causes of (in)success in four dimensions: family environment, school experiences, socialization with the peer group and individual autonomy. By choosing this path, both the strategies and the expectations of the agents, as well as the relational dynamics, are considered fundamental to define each school path. Through a qualitative methodology, semi-structured interviews were implemented with a group of young people, being drawn, later, four profiles of school trajectories: two of success and two of failure. | eng |
dc.identifier.tid | 202357830 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/9388 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.subject | (In)Sucesso Escolar | por |
dc.subject | Ambiente Escolar | por |
dc.subject | Autonomia | por |
dc.subject | Estratégias e Expetativas | por |
dc.subject | Família | por |
dc.subject | Grupo de Pares | por |
dc.title | O (in)sucesso (re)escrito a cada momento | por |
dc.title.alternative | Perceções dos jovens em relação ao seu trajeto escolar | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Sociologia: Exclusões e Políticas Sociais | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 6036_12752.pdf
- Size:
- 1.16 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format