Repository logo
 
Publication

Sexismo na Indústria da Moda

datacite.subject.fos Humanidades::Artes::Design de Modapor
dc.contributor.advisorPinheiro, Cláudia Isabel de Sousa
dc.contributor.advisorReis, Benilde Mendes dos
dc.contributor.authorMarques, Ângela Margarida do Coito
dc.date.accessioned2022-01-11T17:17:27Z
dc.date.available2022-06-23T00:30:19Z
dc.date.issued2021-10-21
dc.date.submitted2021-06-16
dc.description.abstractA mulher tem vindo a ser integrada ao longo da história numa sociedade predominantemente dominada e mediada pelo homem. Nos últimos anos, a igualdade de participação das mulheres e homens tem vindo a passar por enormes progressos em todos os aspetos da sociedade. A presença expressiva de mulheres em cargos e funções no mercado de trabalho está cada vez mais diversificada e ampliada, contudo esta emancipação profissional ainda denota diversas fragilidades e desigualdades em relação às dos homens, uma vez que a igualdade laboral é ainda uma utopia, consequência do sexismo benevolente e moderno que dissimula a disparidade e o preconceito em relação às mulheres. A presente dissertação tem como principal objetivo analisar a problemática da desigualdade entre homens e mulheres no mercado de trabalho, particularmente na indústria da moda. Neste contexto, procura-se aferir quais os fatores que levam a esta discriminação e se a mesma tem relação direta com a sua contratação, status ocupacional, salário e tempo de trabalho. Neste contexto, e através de uma metodologia mista foi realizado um questionário a indivíduos em contexto laboral da indústria da moda de forma a apurar a consciencialização desta desigualdade e discriminação na sua universalidade, identificando as dinâmicas deste fenómeno social.por
dc.description.abstractWomen have been integrated throughout history into a society predominantly dominated and mediated by man. In recent years, equal participation of women and men has undergoing enormous progress in all aspects of society. The significant presence of women in positions and functions in the labor market is increasingly diversified and expanded, however, this professional emancipation still denotes several weaknesses and inequalities in relation to those of men, since employment equality is still a utopia, a consequence of the benevolent and modern sexism that disguise disparity and prejudice towards women. The main objective of this dissertation is to analyze the problem of inequality between women and men in the labor market, particularly in the fashion industry. In this context, it seeks to assess which factors lead to this discrimination and whether it has a direct relationship with its hiring, occupational status, salary and working time. In this context, and through a mixed methodology, a questionnaire was carried out to individuals in the fashion industry working context in order to ascertain the awareness of this inequality and discrimination in its universality, identifying the dynamics of this social phenomenon.eng
dc.identifier.tid202840557
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11636
dc.language.isoporpor
dc.subjectDesigualdadepor
dc.subjectFeminismopor
dc.subjectIndústria da Modapor
dc.subjectSexismopor
dc.titleSexismo na Indústria da Modapor
dc.title.alternativeDesigualdade entre sexos no mercado de trabalhopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctdados confidenciaispor
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design de Modapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8394_17970.pdf
Size:
1.69 MB
Format:
Adobe Portable Document Format