Repository logo
 
Loading...
Thumbnail Image
Publication

Avaliação da Sintomatologia Psicopatológica e do suporte social após uma perda perinatal

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
11214_27784.pdf712.18 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

Introdução: A perda perinatal, definida como qualquer perda ocorrida durante a gravidez até aos primeiros 28 dias após o nascimento, é um evento inesperado, de grande impacto emocional, que pode causar sintomatologia psicopatológica. A desvalorização social associada a esta perda pode dificultar o luto e a procura a apoio adequado. Com este estudo, pretende-se avaliar a sintomatologia psicopatológica e o suporte social percebido em mulheres que experienciaram uma perda perinatal, e explorar possíveis associações entre estas dimensões. Materiais e Métodos: Trata-se de um estudo quantitativo, transversal e correlacional, com uma amostra de 41 mulheres. Utilizaram-se o Brief Symptom Inventory (BSI-18) e a Escala Multidimensional de Suporte Social Percebido (MSPSS). Resultados: Os resultados revelaram níveis moderados de sintomatologia psicopatológica: ansiedade (M = 6.90), depressão (M = 6.71) e baixos níveis de somatização (M = 3.95), com um índice global de 17.56. O suporte social percebido foi elevado: família (M = 5.71), amigos (M = 5.38), outros significativos (M = 6.30) e total (M = 5.80). Não se verificaram correlações estatisticamente significativas entre os resultados do BSI-18 e da MSPSS. Conclusão: Apesar dos níveis elevados de suporte social percebido, estes não se associaram significativamente à sintomatologia psicopatológica, enfatizando a complexidade do luto perinatal e a necessidade de uma abordagem clínica cuidadosa, que vá além do apoio fornecido por familiares e amigos. Os dados reforçam a importância da formação de profissionais de saúde para uma resposta empática e informada e da criação de protocolos clínicos formais. Futuros estudos deverão incluir amostras mais diversificadas e perspetivas masculinas, e recorrer a metodologias longitudinais, de modo a avaliar a evolução do luto e a eficácia de intervenções especializadas.
Introduction: Perinatal loss, defined as any loss occurring during pregnancy up to the first 28 days after birth, is an unexpected event with a significant emotional impact that may lead to the development of psychopathological symptoms. The social devaluation often associated with this type of loss can hinder the grieving process and the search for adequate support. This study aims to assess psychopathological symptoms and perceived social support among women who experienced perinatal loss, and to explore potential associations between these dimensions. Materials and Methods: A quantitative, cross-sectional, and correlational study was conducted with a sample of 41 women. Data were collected using the Brief Symptom Inventory (BSI-18) and the Multidimensional Scale of Perceived Social Support (MSPSS). Results: Findings showed moderate levels of psychopathological symptoms: anxiety (M = 6.90), depression (M = 6.71), and low levels of somatization (M = 3.95), with a global severity index of 17.56. Perceived social support was high: family (M = 5.71), friends (M = 5.38), significant others (M = 6.30), and overall (M = 5.80). No statistically significant correlations were found between BSI-18 and MSPSS scores. Conclusion: Despite high levels of perceived social support, no significant associations were identified with psychopathological symptomatology, emphasizing the complexity of perinatal grief and the need for a clinical approach that goes beyond informal support. These results highlight the importance of training healthcare professionals for an empathetic and informed response and developing formal clinical protocols. Future research should include more diverse samples, incorporate male perspectives, and adopt longitudinal methodologies to evaluate the progression of grief and the effectiveness of specialized interventions.

Description

Keywords

Luto Perda Perinatal Sintomatologia Psicopatológica Suporte Social

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue