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Efeito da água e de ciclos de gelo e degelo no comportamento de misturas recicladas a semi-quente

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Abstract(s)

Grande percentagem da rede rodoviária portuguesa é formada por pavimentos flexíveis, os quais têm vindo a ser sujeitos a uma acção do tráfego cada vez mais intensa e agressiva, estando estes no final da sua vida útil. Há, por isso, uma grande necessidade de reabilitar esses pavimentos. Contudo, a reabilitação de pavimentos gera uma grande quantidade de resíduos, o que se torna, do ponto de vista ambiental, um grande problema. Assim, em resposta a este problema, a solução encontrada consiste na reutilização dos materiais provenientes dos pavimentos em serviço que se encontram deteriorados e que já perderam grande parte das suas propriedades inicias, desenvolvendo, ou até melhorando, as propriedades inicias do material que se fresa. A técnica de reciclagem usada neste trabalho é a reciclagem semi-quente, que vem eliminar algumas das limitações da reciclagem a frio e da reciclagem a quente. As exigências funcionais, relacionadas com a segurança e o conforto do utente de uma estrada, paralelamente com as preocupações de carácter ambiental, têm aumentado consideravelmente, levando, deste modo, à necessidade de pavimentos cada vez mais resistentes e duráveis. No entanto, as características funcionais de um pavimento evoluem ao longo do tempo, não apenas devido ao desgaste criado na superfície pela passagem dos veículos, mas também, devido à acção dos agentes atmosféricos, nomeadamente a chuva. Assim, pretende-se, com este trabalho, analisar o comportamento de misturas betuminosas com reciclagem semiquente, quando submetidos à acção da água e posteriormente, à acção gelo-degelo. Análise essa que consiste numa avaliação do impacto causado pela água nas condições de serviço de um pavimento, através da resistência obtida após a aplicação da metodologia proposta à imersão-compressão e ao gelo-degelo de materiais betuminosos recolhidos da E.N. 244 – Lanço entre a Ponte de Sôr e a proximidade do Gavião.
Large percentage of the Portuguese road network is formed by flexible pavements, which have been subject to an action of traffic increasingly intense and aggressive, the latter at the end of its useful life. There is therefore a great need to rehabilitate these pavements. However, the rehabilitation of pavement generates a large quantity of waste, which is, from an environmental standpoint, a major problem. Thus, in response to this problem, the solution is the reuse of materials from the floor in service that are damaged and have already lost much of its initial properties, developing, or even better, the initial properties of the material that cutter . The technique used in this paper for recycling is the warm-mix recycling, which eliminate some of the limitations of cold recycling and hot recycling. The functional requirements relating to safety and comfort of the user of a road, along with environmental concerns, have increased considerably, leading thus to the need for floor increasingly resistant and durable. However, the functional characteristics of a surface evolve over time, not only due to wear on the surface created by the passage of vehicles, but also due to the action of atmospheric agents, especially the rain. Thus, it is intended with this work, analyze the behavior of bituminous mixtures with warm-mix recycled, when subjected to the action of water and then the frost-thaw action. This will consist of an assessment of the impact caused by water under the conditions of service of a floor, through the resistance obtained after the application of the methodology proposed to immersion-compression and the frost-thaw bituminous materials collected for EN 244 - launched between Ponte de Sôr and the proximity of Gavião.

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Keywords

Pavimentos rodoviários - Reciclagem Pavimentos rodoviários - Resíduos - Reciclagem Pavimentos a semi-quente Pavimentos rodoviários - Misturas betuminosas - Gelo-degelo Misturas recicladas - Semi-quente - Água

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