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Estudo de viabilidade da homologação de um sistema UAS/UAV militar a partir da conversão de aeronave ligeira detentora de certificação civil

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Abstract(s)

A sociedade move-se em função do dinheiro. As empresas tentam obter o máximo de lucro, diminuindo os gastos e aumentado as receitas. Ao converter aeronaves tripuladas em UAVs (Unmanned Aerial Vehicle), há um potencial de economia em tempo de estudos e certificações e, como “tempo é dinheiro”, as empresas conseguem obter mais lucros. Este trabalho foi desenvolvido no sentido de estudar a possibilidade de operar aeronaves não tripuladas partindo do processo de conversão de aeronaves tripuladas com certificação CS-LSA Light Sport Aeroplanes ou CS-VLA Very Light Aeroplanes. Inicialmente foi feita uma contextualização histórica e ainda tratadas as categorias e classes dos UAVs. De seguida, foi selecionada uma aeronave certificada com norma europeia onde foram enumerados os sistemas internos que terão de ser retirados e os que terão de ser implementados, a fim de se comparar a viabilidade do processo com um UAV do mercado. Foram ainda comparadas as normas civis CS-LSA e CS-VLA com a norma militar STANAG 4703 e identificados os pontos que têm em comum, habilitando a que se pudessem dispensar do processo de avaliação, considerando-se assim satisfeitos esses requisitos da norma militar e tornando então o processo menos moroso e dispendioso.
Today’s society is highly dependent on economics. Companies aim to maximize profit by diminishing spenditure and increasing income. By converting manned aircraft into UAVs, there is a potential to save time in the processes of study and certification and, since “time is money”, companies are able to obtain larger profits. This work was made with the intent to study the possibility of operating unmanned aircraft from the conversion of manned aircraft with CS-LSA Light Sport Aeroplanes or CS-VLA Very Light Aeroplanes certification. Initially an historical contextualization was made and UAV classes and categories were adressed. Then, a selection of an aircraft certified with a European regulation was made, after which it was listed which internal systems would have to be removed and which would have to be implemented, with the intent to compare the viability of the conversion process with a UAV available on the market. Furthermore, the civilian regulations CS-LSA and CS-VLA were compared with the military regulation STANAG 4703 and all the common points were identified. Given that those requirements are satisfied, it's possible to bypass the evaluation step and making the whole process less time- and money-consuming.

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Conversão Sistemas Uav/Uas

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