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- Estudo de viabilidade da homologação de um sistema UAS/UAV militar a partir da conversão de aeronave ligeira detentora de certificação civilPublication . Paiva, Pedro Gonçalo da Silva; Saúde, José Manuel Mota Lourenço da; Simões, João Manuel MoreiraA sociedade move-se em função do dinheiro. As empresas tentam obter o máximo de lucro, diminuindo os gastos e aumentado as receitas. Ao converter aeronaves tripuladas em UAVs (Unmanned Aerial Vehicle), há um potencial de economia em tempo de estudos e certificações e, como “tempo é dinheiro”, as empresas conseguem obter mais lucros. Este trabalho foi desenvolvido no sentido de estudar a possibilidade de operar aeronaves não tripuladas partindo do processo de conversão de aeronaves tripuladas com certificação CS-LSA Light Sport Aeroplanes ou CS-VLA Very Light Aeroplanes. Inicialmente foi feita uma contextualização histórica e ainda tratadas as categorias e classes dos UAVs. De seguida, foi selecionada uma aeronave certificada com norma europeia onde foram enumerados os sistemas internos que terão de ser retirados e os que terão de ser implementados, a fim de se comparar a viabilidade do processo com um UAV do mercado. Foram ainda comparadas as normas civis CS-LSA e CS-VLA com a norma militar STANAG 4703 e identificados os pontos que têm em comum, habilitando a que se pudessem dispensar do processo de avaliação, considerando-se assim satisfeitos esses requisitos da norma militar e tornando então o processo menos moroso e dispendioso.
