Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Níveis de Literacia Mediática em idosos

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6486_13814.pdf1021.4 KBAdobe PDF Download

Abstract(s)

À medida que cresce a mediatização das sociedades, crescem também demandas por saber lidar com os aparatos técnicos inseridos nela de maneira não apenas instrumental, mas, principalmente, cognitiva, simbólica e cidadã. Como todos os segmentos etários têm, atualmente, contato com as Tecnologias de Informação e Comunicação (TIC), esse conjunto de competências requeridas, chamado de Literacia Mediática, constitui-se como uma necessidade de todos. O crescimento da expectativa de vida observado nas últimas décadas e o consequente aumento da porcentagem de idosos a nível mundial (que hoje correspondem a 13% da população e podem chegar a 21,6% em 2050, segundo a ONU) e regional – a Europa é o continente com o maior número de idosos no planeta - fazem com que a Literacia Mediática dessa população seja um fator a ser priorizado. Além disso, estes indivíduos geralmente apresentam um contato mais tardio com as novas TIC’s e possuem limitações físicas e cognitivas que podem dificultar o seu existir dentro do contexto mediático atual. No presente trabalho pretendeu-se discutir o conceito de literacia, investigar as práticas de consumo mediático dos idosos do Centro de Ativ’idades da Câmara Municipal da Covilhã e analisar suas competências mediáticas através de uma prova. Os resultados obtidos nesta avaliação, cruzados com informações socioeconómicas dos inquiridos foram enquadrados em três diferentes níveis de Literacia Mediática. Pretendeu-se, com essa iniciativa, traçar um panorama da literacia mediática dentro do grupo estudado e entender quais fatores pessoais e sociais contribuem para um maior ou menor nível de literacia entre idosos.
As the mediatization of societies grows, this also increases the need to know how to deal with its technical applications not only in an instrumental way but mainly cognitive, symbolic and citizen-centred. As all age groups nowadays have contact with the Information and Communication Technologies (ICT), this set of required skills known as Media Literacy is a need for all. The growth in life expectancy observed in the last decades and the subsequent growth of the proportion of senior citizens at a globally (that today equals 13% of the population and could rise to 21,6% in 2050, according to the UN) at a regional level - Europe is the continent with the highest numbers of senior citizens on the planet - make the Media Literacy of this population a factor to be prioritized. Besides that, these individuals normally present a later contact with the new ICT’s and have physical and cognitive limitations that can hinder their existence in the current mediatic context. The present work intends on discussing the concept of literacy, investigating the practice of mediatic consumerism among senior citizens of Centro de Ativ’idades da Câmara Municipal da Covilhã and analyzing its mediatic competences through a test. The results obtained in this evaluation, in connection with socioeconomic information of the inquired ones were put in three different levels of mediatic literacy. The intention of this initiative was to outline a Media Literacy panorama inside the studied group and understand which personal and social factors contribute to higher or lower levels of literacy in senior citizens.

Description

Keywords

Covilhã Educomunicação Idosos Literacia Mediática

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue