Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Desigualdades de acesso e de mobilidade em meio rural

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
3817_7483.pdf2.37 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A presente dissertação analisa a relação entre mobilidade e género em meio rural. Pretende-se analisar sociologicamente as mobilidades físicas e geográficas, assumindo que estas diferem em contexto rural e sob uma perspetiva de género, problematizando as relações e as interinfluências entre as variáveis. Analisou-se a relação entre mobilidade em meio rural e género, colocando-se a hipótese geral de que as mulheres têm mais obstáculos à mobilidade do que os homens, bem como distintos padrões de mobilidade e acessibilidade. A abordagem metodológica selecionada foi o estudo de caso com recurso às técnicas de inquérito por questionário com administração direta e mobility mapping com recurso a SIG. Constatou-se estar perante uma composição social fortemente envelhecida e de muito baixas habilitações, em que a posse de carta de condução e de veículo automóvel particular é ainda um recurso díspar. Contudo, ao contrário do que seria de esperar, as mulheres não revelam mais obstáculos de mobilidade que os homens, porque apesar de serem mais elas quem não possui carta de condução ou veículo próprio/particular, são também quem mais frequentemente recorre a modalidades alternativas, entre as quais o recurso à sua rede social.
This dissertation examines the relationship between mobility and gender in rural areas. It is intended to analyze sociologically the geographical mobility patterns assuming that they differ in a rural context and under a gender perspective and questioning the inter influences and relations between variables. We analyzed the relationship between gender and mobility in a rural area, based in the general hypothesis that women have more obstacles to mobility than men as well as distinct patterns of mobility and accessibility. The methodological approach selected was the case study using the techniques of survey with direct management and mobility mapping using GIS. What was found was a social composition shaped by some differences but were a high proportion of people are aged and with very low habilitations and were the possession of a driving license and a private car is still non usual resource. However, contrary to expectations, women reveal no more obstacles to mobility than men, because although not having driving license or private vehicle, they are also those who more frequently make use of alternative means such as their social network.

Description

Keywords

Acessibilidade Desigualdade e Exclusão Social Género Meio Rural Padrões de Mobilidade

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue