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Abstract(s)
A Escrita Criativa, que como disciplina académica existe nos EUA e em Inglaterra há mais de um século, constitui ainda uma novidade no nosso país. Restrita a algumas universidades, clubes do ensino secundário e cursos realizados fora do sistema de ensino oficial, a EC nem sempre é lecionada por pessoas com habilitação ou experiência nas áreas da narrativa ficcional, poesia e guionismo. Daqui têm resultado preconceitos e distorções do que realmente é esta área do saber. Na presente comunicação, procuro clarificar, com brevidade, determinados aspetos basilares para a compreensão da EC: O que é? A escrita literária pode ser ensinada? Quais os objetivos, conteúdos e métodos da EC? A quem se destina? Como se pode e deve articular, interdisciplinarmente, esta cadeira com o ensino da Língua Portuguesa e da Teoria da Literatura? Qual o seu papel no incentivo à leitura. Para responder a estas dúvidas e ansiedades, parto da minha experiência como aluno de EC na Universidade de Luton, em Inglaterra; como escritor; como docente de EC e orientador de dissertações de mestrado nessa área, na Universidade Católica Portuguesa, em Viseu.
Description
Keywords
Escrita Criativa Ensino História Intertextualidade
Pedagogical Context
Citation
Mancelos, João de. “O ensino da escrita criativa em Portugal: Preconceitos, verdades e desafios”. Exedra (Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra) 2 (2010): 155-160. ISSN: 1646-9526.
Publisher
Escola Superior de Educação do Instituto Politécnico de Coimbra
