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Confinamento pela pandemia COVID-19 e o seu impacto na ansiedade dos adolescentes: uma revisão sistemática da literatura

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Introdução: Em janeiro de 2020, a OMS identificou pela primeira vez o vírus SARS CoV-2, declarando, em março do mesmo ano, a sua disseminação como uma pandemia global. Assim, muitos países foram forçados a impor medidas que priorizavam o distanciamento social e restringiam as interações sociais de modo a conter esta ameaça. Esses confinamentos são psicologicamente stressantes e desgastantes para qualquer pessoa. Os adolescentes, já de si com um risco maior de desenvolver uma doença mental, como Perturbação de Ansiedade Generalizada, podem ser especialmente vulneráveis aos efeitos negativos do isolamento que o fecho das escolas e a implementação do ensino à distância provocam. Pretende-se com esta revisão sistemática avaliar o impacto que a pandemia COVID-19 teve nos níveis de ansiedade dos adolescentes a nível mundial. Método: Através da consulta de bases de dados selecionadas (PubMed, b-on e EBSCOHost) e com o apoio da ferramenta PRISMA [Principais Itens para Relatar Revisões Sistemáticas e Meta-Análises], pretende-se recolher, de forma sistemática e estruturada, as referências mais relevantes para a temática em estudo, focando-se para tal nos artigos de língua inglesa e portuguesa publicados de janeiro de 2020 até setembro de 2022. Resultados: A literatura evidenciou um aumento no número de adolescentes que relatam ter sentido ansiedade durante a pandemia COVID-19 devido às restrições e distanciamento social impostos pelos governos, que levaram a uma interrupção das suas rotinas diárias e a um aumento do isolamento social, bem como criaram um sentimento de incerteza em relação ao futuro. Conclusão: Tendo em conta o aumento de casos de Perturbação de Ansiedade Generalizada nos adolescentes durante a pandemia, torna-se fundamental atender às suas necessidades de saúde mental durante e após a pandemia, além de disseminar ferramentas que permitam garantir o seu bem-estar psicossocial.
Background: In January 2020, the WHO identified the virus SARS CoV-2 for the first time, declaring in March of the same year its spread as a global pandemic. Thus, many countries were forced to impose measures that prioritized social distancing and restricted social interactions in order to contain this threat. Such confinements are psychologically stressful and exhausting for anyone. Adolescents, already at an increased risk of developing a mental illness such as Generalized Anxiety Disorder, may be especially vulnerable to the negative effects of isolation that school closures and the implementation of distance learning cause. The purpose of this systematic review is to assess the impact that the COVID-19 pandemic has had on the anxiety levels of adolescents worldwide. Methods: By consulting selected databases (PubMed, b-on and EBSCOHost) and with the support of the PRISMA [Preferred Reporting Items for Systematic Reviews and MetaAnalyses] tool, we intend to collect, in a systematic and structured way, the most relevant references for the topic under study, focusing on English and Portuguese articles published from January 2020 to September 2022. Results: The literature has shown an increase in the number of adolescents who report feeling anxiety during the COVID-19 pandemic due to government-imposed restrictions and social distancing, which led to a disruption of their daily routines and increased social isolation, as well as created a sense of uncertainty about the future. Conclusions: Given the increase in cases of Generalized Anxiety Disorder in adolescents during the pandemic, it is essential to address their mental health needs during and after the pandemic, and to disseminate tools to ensure their psychosocial well-being.

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Adolescentes Confinamento Covid-19 Perturbação de Ansiedade Generalizada

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