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A estratégia Oceano Azul como proposta de valor: o caso dos ginásios/health clubs portugueses

datacite.subject.fosCiências Sociais::Economia e Gestãopt_PT
dc.contributor.advisorFerreira, João José de Matos
dc.contributor.authorVieira, Elsa Regina Monteiro
dc.date.accessioned2016-07-28T16:01:34Z
dc.date.available2016-07-28T16:01:34Z
dc.date.issued2016-06
dc.description.abstractMetaforicamente, Kim e Mauborgne (2005) referem que o mercado é constituído por dois oceanos, o vermelho e o azul. O oceano vermelho representa todas as indústrias que existem hoje. O oceano azul considera todas as indústrias que ainda não existem, representa assim, o mercado não explorado, onde se pode criar a procura e onde existem oportunidades de elevado crescimento e rentabilidade. A esta abordagem Kim e Mauborgne (2005) chamam Estratégia Oceano Azul. Esta tese tem como objetivo geral definir uma metodologia de aplicação da estratégia oceano azul. A pertinência deste estudo deve-se à lacuna de estudos empíricos relativamente à aplicação de metodologias da estratégia oceano azul e também à escassez de investigação no domínio da estratégia no setor dos ginásios/health clubs. Desta forma, os objetivos específicos desta tese são: i) identificar as estratégias implementadas pelos ginásios/health club; ii) analisar a relação entre estratégias implementadas e desempenho dos ginásios/health clubs; iii) identificar a proposta de valor atual oferecida pelos ginásios/health clubs a partir das dimensões da qualidade de serviço; iv) averiguar os atributos, a reduzir, a eliminar, a elevar e a criar para atingir uma ideia de negócio estratégia oceano azul; e v) identificar ideias de negócio para ginásios/health clubs a partir das seis opções estratégicas. Para dar resposta a estes objetivos, esta tese apresenta, em primeiro lugar, uma sistematização da literatura no âmbito da estratégia oceano azul, tendo por base uma pesquisa na web of science core collection. De seguida, relaciona-se as estratégias genéricas com o desempenho aplicando um questionário aos gestores dos ginásios. Para obter as estratégias implementadas, utiliza-se a análise fatorial exploratória e a relação entre estratégias e desempenho é obtida através da aplicação da ANOVA. A proposta de valor atual que os ginásios/health clubs, objeto deste estudo, oferecem é obtida a partir das dimensões da qualidade de serviço. Por último, identificam-se os campos de ação da estratégia oceano azul a partir da análise importância-desempenho através da aplicação de um questionário a ex-clientes de um health club. As conclusões evidenciam que os ginásios/health clubs seguem as seguintes estratégias: combinada, de meio termo, liderança pelo custo, foco, diferenciação e qualidade no serviço. Da relação entre estratégias e desempenho evidencia-se a existência de diferenças estatisticamente significativas de desempenho nas diferentes estratégias. A proposta de valor atual dos ginásios/health clubs baseia-se nas seguintes dimensões: competências dos colaboradores, instalações, serviços principais e serviços complementares. Os atributos a elevar, reduzir, manter e eliminar foram obtidos da análise importância-desempenho e por último, são analisadas as seis opções estratégias mencionadas por Kim e Mauborgne (2005) para reconstruir as fronteiras do setor dos ginásios/health clubs. As contribuições deste estudo são: conhecer as estratégias implementadas pelos ginásios/health clubs objeto deste estudo e a sua relação com o desempenho, uma vez que a investigação nesta área é muito residual. Para além disso, a partir das dimensões da qualidade de serviço é possível aferir a proposta de valor oferecida pelos ginásios/health clubs e averiguar os campos de ação a partir da análise importância-desempenho, são estas as metodologias que apoiam os gestores a validar a situação atual e o que poderá ser uma ideia de negócio oceano azul. Quanto a futuras linhas de investigação menciona-se a possibilidade de aferir as estratégias genéricas por outras metodologias e a mensuração do desempenho utilizar indicadores financeiros e não financeiros. A aferição dos fatores chave a partir de outras metodologias e a outros stakeholders pode ser outra linha de investigação a explorar. A aferição dos campos de ação neste estudo foi efetuada a partir dos ex-clientes, no entanto, Kim e Mauborgne (2005) menciona outras categorias de não clientes, desta forma, será útil aplicar às outras categorias. E por último, será útil efetuar um estudo qualitativo através de entrevistas para aferir de forma mais profunda os dados recolhidos de forma quantitativa neste estudo.pt_PT
dc.description.abstractMetaphorically, Kim and Mauborgne (2005) states that the market consists of two oceans, red and blue. The red ocean represents all the industries in existence today. The blue ocean considers all industries that do not yet exist, it is thus the untapped market where you can create demand and where there are high growth and profitability opportunities. To this approach Kim and Mauborgne (2005) called Blue Ocean Strategy. The main goal of this study is to define a methodology for applying the blue ocean strategy. The relevance of this study is due to the gap of empirical studies on the application of the blue ocean strategy methodologies and also the scarcity of research on strategy in the gyms/health clubs sector. Thus, the specific objectives of this study are: i) to identify the strategies implemented by gyms/health club; ii) to analyse the relationship between specific strategies and performance of gyms/health clubs; iii) to identify the current value proposition offered by gyms/health clubs from the dimensions of service quality; iv) to ascertain the attributes, to reduce, to eliminate for achieving a blue ocean strategy business idea; and v) to identify business ideas for gyms/health clubs from the six strategic options. To meet these objectives, this study presents at first a systemized literature assessment under the blue ocean strategy, based on a search on the web of science core collection. Then, the generic strategies are related to the performance by applying a questionnaire to gym managers. In order to obtain the implemented strategies, an exploratory factor analysis is used and the relationship between strategy and performance is obtained by applying the ANOVA test. The value proposition that gyms/health clubs, the object of this study, offer is obtained from the dimensions of the service quality. Finally, the fields of action of the blue ocean strategy are identified from the application of the importance-performance analysis through a questionnaire to former customers of a health club. The findings show that the gyms/health clubs follow the following strategies: combined, stuck in the middle, cost leadership, focus, differentiation and quality of service. In the relationship between strategies and performance it is highlighted the existence of statistically significant differences in the performance of the different strategies. The value proposition of gyms/health clubs is based on the following dimensions: employees’ skills, facilities, main and ancillary services. Attributes that should be increased, reduced, maintained and eliminated were obtained from the importance-performance analysis and finally the six options strategies mentioned by Kim and Mauborgne (2005) are analysed to reconstruct the boundaries of the gyms/health clubs sector. The contributions of this study are: to know the strategies implemented by gyms/health clubs, the object of this study, and their relationship with performance, since research in this area is very residual. In addition, from the dimensions of service quality is possible to assess the value proposition offered by gyms/health clubs and ascertain the areas of action based on the importance-performance analysis, these are the methodologies that support managers to validate current situation and what might be a blue ocean business idea. As for future research lines it is mentioned the possibility of assessing the generic strategies by other methods and the measurement of performance using financial and non-financial indicators. The assessment of key factors from other methodologies and other stakeholders. The assessment of action fields in this study was conducted from former customers, though, Kim and Mauborgne (2005) mention other categories of non-customers, this way, it will be useful to apply to other categories. Lastly, it is useful to make a qualitative study through interviews to assess more deeply the quantitative data collected in this study.pt_PT
dc.identifier.tid101293968
dc.identifier.tid101563612
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/4318
dc.language.isoporpt_PT
dc.subjectEstratégia oceano azulpt_PT
dc.subjectEstratégias genéricaspt_PT
dc.subjectDesempenhopt_PT
dc.subjectGinásios/health clubspt_PT
dc.subjectGestão do desportopt_PT
dc.titleA estratégia Oceano Azul como proposta de valor: o caso dos ginásios/health clubs portuguesespt_PT
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
person.familyNameMonteiro Vieira
person.givenNameElsa Regina
person.identifier.ciencia-id5013-9DD9-8255
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typedoctoralThesispt_PT
relation.isAuthorOfPublication14c0f3ab-bb37-4b28-8e1f-a8585688ddea
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thesis.degree.nameDoutoramento em Gestãopt_PT

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