Repository logo
 
Publication

Prédios/Montes: Autorretrato Enquanto Confinado

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Cinemapor
dc.contributor.advisorNogueira, Luis Carlos da Costa
dc.contributor.authorAbreu, Rúben Sevivas
dc.date.accessioned2021-11-08T17:22:05Z
dc.date.available2023-01-29T01:30:18Z
dc.date.issued2021-03-08
dc.date.submitted2021-02-01
dc.description.abstractO presente relatório descreve o processo criativo do filme Prédios/Montes, desde a ideia inicial à montagem final. Numa primeira parte, dou especial atenção à ideia e ao contexto em que esta nasceu ou, melhor, desvendo a necessidade de onde esta surgiu. Seguidamente, exploro o trabalho de retratista que adotei, transformando o filme num possível autorretrato, desse modo expondo alguns conceitos da História da Arte, em particular da história do autorretrato, bem como a da conceção de um retrato, partindo dos ensinamentos de Francisco de Holanda. Estabelecida a relação entre a ideia, o autor e a sua subsequente autorrepresentação, questiono-me em seguida acerca da relação entre autor e espectador e, partindo das respostas encontradas, reflito sobre o meu papel enquanto realizador. Para tal, convoco abordagens várias, de Roland Barthes, Jacques Rancière e Judith Mayne a, frequentemente, Andrei Tarkovsky. Por fim, relato o processo de criação e produção do filme de forma descritiva e crítica, do guião à obra final, passando pelas rodagens, a montagem e a pós-produção.por
dc.description.abstractThis report describes the creative process of the film Prédios/Montes, from the initial idea to the final cut. In the first part, I pay special attention to the idea and the context in which it was born, unraveling where it came from. Then, I explore my own self as a portraitist, transforming the film into a possible self-portrait. In doing so, I expose some concepts of Art History, in particular the history of self-portraiture, as well as the conception of a portrait exploring the teachings of Francisco de Holanda. After establishing the relationship between the idea, the author, and his subsequent self-representation, I theorize about the relationship between author and spectator. Based on the answers found, I reflect on my role as a director. To this end, I call on several approaches, from Roland Barthes, Jacques Rancière and Judith Mayne, to Andrei Tarkovsky. Finally, I describe the process of creating and producing the film in a descriptive and critical way, from the script to the final work, including shooting, editing and post-production.eng
dc.identifier.tid202773752
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11254
dc.language.isoporpor
dc.subjectAutorpor
dc.subjectAutorretratopor
dc.subjectCinemapor
dc.subjectEspectadorpor
dc.titlePrédios/Montes: Autorretrato Enquanto Confinadopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctcontem dados temporariamente confidenciaispor
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Cinemapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8108_17427.pdf
Size:
1.57 MB
Format:
Adobe Portable Document Format