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Otimização dos Mapas de Injeção e Ignição Eletrónica de um Motor

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Abstract(s)

A otimização dos mapas de controlo da injeção e da ignição eletrónica, assim como a fiabilidade do funcionamento dos sistemas eletrónicos que equipam o motor Honda GX120 foram o objeto de trabalho desta dissertação. Foram melhorados os suportes de alguns sensores, assim como alterada a sua localização. Alguns componentes foram substituídos devido a avarias, sendo que o mais relevante foi a unidade de comando eletrónico. Obtiveram-se os mapas base, e, procedeu-se à otimização do mapa de injeção, criando-se dois mapas finais. Estes dois mapas finais, consistiram numa versão em que se pretendia um binário e potência elevados, e noutra versão, onde se pretendia diminuir o consumo, não comprometendo demasiado o desempenho. O mapa de ângulo de avanço de ignição não foi otimizado, e consequentemente não foi testado, devido a atrasos provocados por avarias. Por fim foram realizados os ensaios, respetivos ao mapa base e aos dois mapas finais, comparando-se os resultados. Verificou-se que os dois mapas afinados cumpriram a sua finalidade, apresentando curvas de desempenho típicas, e consumos, que confirmam o comportamento esperado no momento do seu desenvolvimento. É importante referir que o binário foi adimensionalizado, devido à falta de precisão do dinamómetro, e que, seria possível otimizar ainda mais os mapas, implementado uma sonda Lambda wideband no escape do motor, permitindo uma leitura exata da mistura ar-combustível.
The optimization of the electronic injection and ignition control maps, as well as the reliability of the operation of the electronic systems that equip the Honda GX120 engine, were the goals of the present work. The mounting of some of the sensors was improved, and the localization of some others was changed. Other components had to be changed, due to malfunctions, being the electronic control unit the most important. Obtained the base maps, the optimization of the injection map was held, giving result to two final maps. These two final maps, consisted on a first version, where high torque and power were desired, and on another version, where fuel consumption was the priority, but without compromising the performance too much. The ignition advance angle map was not optimized, and thereafter not tested, due to delays caused by malfunctions. At last, the experimental tests were performed, using the base injection map and the two final maps, and the results were compared. Both the optimized maps fulfilled their purpose, presenting typical performance curves, and fuel consumption, that confirmed the planned behavior at their development. It’s important to say that torque was put on dimensionless form, due to the lack of precision of the dynamometer, and that, it would be possible to obtain better optimization of the maps by installing a wideband Lambda sensor, which would provide better air-fuel ratio readings.

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Consumo Desempenho Ignição Injeção Motor Otimização Unidade de Comando Eletrónico

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