Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

O conto e o imaginário infantil: um processo de desenvolvimento da compreensão leitora

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
Ivone Gama Final.pdf3.53 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

presente trabalho pretende retratar um conto, como um todo, desde a sua concepção, ao seu desenvolvimento, nascimento e crescimento. Para que ocorresse um nascimento saudável, achámos por bem fundamentá-lo, com uma análise teórica, que engloba temas que julgámos de vital importância: o estudo da Narrativa, do Fantástico, do Maravilhoso, do Imaginário, da Imaginação, do Lúdico, das Fadas e do Imaginário Infantil. Assim foi-se desenvolvendo, pretendendo abarcar todas as áreas curriculares do 1º ciclo, de forma a poder ser explorado, não só de forma pedagógica, como lúdica e impulsionadora da imaginação. O conto” Criar Laços” pretende dar “respostas leitoras” a alunos dos terceiros e quartos anos de escolaridade. Foi um nascimento moroso, pois quem escreve adequa, risca, rabisca, altera e acrescenta ideias, estando em constante meditação imaginária e científica. Quanto ao crescimento de “Criar Laços”, elaborámos algumas formas de análise que são apenas propostas e, por conseguinte, podem ser aplicadas na exploração desta ou de outra narrativa porque, em nosso entender, ao longo do processo ensino/aprendizagem, mergulhar num conto pode tornar-se numa aventura maravilhosa.
Ce travail essaie de nous montrer tous les démarches d’un conte dès le debut jusqu’à la fin. Pour qu’il s’agit d’une bonne naissance on croit qu’il doit avoir une analyse théorique melangée par des thèmes comme: l’étude du texte narrative, le fantastique, le merveilleux, l’imaginaire, l’imagination, le ludique, les fées et l’univers infantil. En effect, on le dévelloppe ayant par compte tous les champs disciplinaires du 1er cycle, pour qu’il puisse étre exploité de façon pedagogique, ludique et au niveau de l’imagination. Le conte Criar Laços” veut déclancher des reponses lectrices aux étudiants du troisiéme et du quatriéme année de scolarité. Il a été une naissance lente, puisque qui écrit efface, écrit de nouveau, change, ajoute des idées…en passant toujours par une réflection soit imaginaire, soit scientifique. En ce qui concerne le grandissement de “Criar Laços”, on a elaboré des stratégies qui ne passent d’un project appliqué ici, mais lequel peut étre mené ou pas dans une autre situation. Plonger dans un conte est toujours une merveilleuse aventure.

Description

Keywords

Compreensão leitora Literatura infantil

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue

Publisher

Universidade da Beira Interior

CC License