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Impacto do lançamento em drops na indústria da moda: O caso da Loja Três no Brasil

datacite.subject.fosHumanidades::Artes:: Branding::Design de Modapor
dc.contributor.advisorMoura, Catarina Isabel Grácio de
dc.contributor.authorSantos, Anne de Almeida
dc.date.accessioned2024-05-10T14:42:54Z
dc.date.available2024-05-10T14:42:54Z
dc.date.issued2023-11-28
dc.date.submitted2023-10-09
dc.description.abstractNos últimos anos, a indústria da moda enfrentou muitos desafios e transformações, bem como inúmeras críticas acerca do seu impacto a nível socioambiental no planeta. A ascensão da web 2.0 também representou grandes mudanças no que diz respeito ao consumo no setor da moda, principalmente desempenhando um papel catalisador na aceleração do ciclo de tendências e impulsionando o hiperconsumo. Em meio a esse cenário, crescem entre as marcas de moda discussões acerca da função do calendário tradicional de lançamentos e sua viabilidade no futuro. Muitas empresas se voltaram para o sistema de lançamento em drops e para a diminuição das suas coleções como uma solução para otimizar o ritmo e volume de produção. A redução da dimensão das coleções também surge como tópico de discussão dentro do movimento slow fashion, em um esforço de reconstruir a indústria da moda a partir de uma ótica sustentável. Através da revisão bibliográfica e do estudo de caso da marca brasileira Loja Três, esta pesquisa tem como objetivo central entender como marcas de moda conseguem utilizar a estratégia de drops e quais são seus efeitos. No final da dissertação, conclui-se que o modelo de pequenos lançamentos, quando implementados em um contexto que preserva práticas produtivas éticas, oferece uma série de benefícios para as marcas de moda, podendo se tornar uma vantagem competitiva para empresas menores.por
dc.description.abstractIn recent years, the fashion industry has faced many challenges and transformations, as well as numerous criticisms regarding its socio-environmental impact on the planet. The rise of web 2.0 has also represented major changes when it comes to consumption in the fashion sector, mainly playing a catalytic role in accelerating the trend cycle and driving hyperconsumption. Amid this scenario, discussions are growing among fashion brands about the role of the traditional launch calendar and its viability in the future. Many companies have turned to the drop release system and to the reduction of their collections as a solution to optimize their productions. Reducing the size of collections also appears as a topic of discussion within the slow fashion movement, in an effort to rebuild the fashion industry from a sustainable perspective. Through a literature review and a case study of the Brazilian brand Loja Três, this research's central purpose is to understand how fashion brands are able to use the drops strategy and what its effects are. At the end of the dissertation, it is concluded that the small launch model, when implemented in a context that preserves ethical production practices, offers a series of benefits for fashion brands and can become a competitive advantage for smaller companies.eng
dc.identifier.tid203598741
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/14408
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectIndústria da Modapor
dc.subjectLançamento em Dropspor
dc.subjectLoja Trêspor
dc.subjectSlow Fashionpor
dc.titleImpacto do lançamento em drops na indústria da moda: O caso da Loja Três no Brasilpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Branding e Design de Modapor

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