Repository logo
 
Publication

Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: Comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado

dc.contributor.authorFerrão, Maria Eugénia
dc.contributor.authorBof, Alvana
dc.contributor.authorBarros, Gabriela
dc.contributor.authorOliveira, Adolfo
dc.date.accessioned2020-02-07T12:22:24Z
dc.date.available2020-02-07T12:22:24Z
dc.date.issued2018
dc.description.abstractO artigo apresenta e debate as análises de valor acrescentado, eficácia diferencial e equidade social realizadas através da aplicação de modelo multinível (UF, município, escola, aluno) aos dados longitudinais de estudantes que fizeram a Prova Brasil 2011, no 5 o ano, e a Prova Brasil 2015, no 9 o ano do ensino fundamental. Estimou-se a contribuição da escola brasileira em três dimensões: promoção da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, no período de 2011 a 2015 (valor acrescentado); influência diferenciada nas aprendizagens ocorridas durante o período em análise, tendo como referência o nível de conhecimento dos alunos à entrada, no 5º ano (eficácia diferencial); e influência diferenciada nas aprendizagens ocorridas durante esse período, tendo como referência o nível socioeconômico dos alunos (equidade social). Foram testadas ainda variáveis sociodemográficas do aluno, tais como sexo, cor/raça, situação face ao trabalho e se a mãe é ou não alfabetizada. O artigo apresenta resultados inovadores de eficácia educacional no Brasil, mostrando que, ao contrário do que consta na literatura internacional, a magnitude do indicador de valor acrescentado é similar à encontrada em estudos em países desenvolvidos. Os resultados confirmam o conhecimento acumulado sobre o desempenho escolar dos alunos por nível socioeconômico, sexo e cor/raça.pt_PT
dc.description.versioninfo:eu-repo/semantics/publishedVersionpt_PT
dc.identifier.doihttp://dx.doi.org/10.1590/001152582018160pt_PT
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/9111
dc.language.isoporpt_PT
dc.peerreviewedyespt_PT
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by/4.0/pt_PT
dc.subjectEficácia educacionalpt_PT
dc.subjectValor acrescentadopt_PT
dc.subjectDados longitudinaispt_PT
dc.subjectModelo multinívelpt_PT
dc.subjectProva Brasilpt_PT
dc.titleEstudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: Comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentadopt_PT
dc.typejournal article
dspace.entity.typePublication
oaire.citation.titleDados: Revista de Ciências Sociaispt_PT
person.familyNameFerrão
person.givenNameMaria Eugénia
person.identifier.orcid0000-0002-1317-0629
person.identifier.ridA-2665-2011
person.identifier.scopus-author-id24075949800
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typearticlept_PT
relation.isAuthorOfPublicationf32b6cd9-ea61-4de5-898c-d4e0d40a057f
relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscoveryf32b6cd9-ea61-4de5-898c-d4e0d40a057f

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
c15.pdf
Size:
364.97 KB
Format:
Adobe Portable Document Format
License bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
license.txt
Size:
1.71 KB
Format:
Item-specific license agreed upon to submission
Description: