Publication
Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: Comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado
| dc.contributor.author | Ferrão, Maria Eugénia | |
| dc.contributor.author | Bof, Alvana | |
| dc.contributor.author | Barros, Gabriela | |
| dc.contributor.author | Oliveira, Adolfo | |
| dc.date.accessioned | 2020-02-07T12:22:24Z | |
| dc.date.available | 2020-02-07T12:22:24Z | |
| dc.date.issued | 2018 | |
| dc.description.abstract | O artigo apresenta e debate as análises de valor acrescentado, eficácia diferencial e equidade social realizadas através da aplicação de modelo multinível (UF, município, escola, aluno) aos dados longitudinais de estudantes que fizeram a Prova Brasil 2011, no 5 o ano, e a Prova Brasil 2015, no 9 o ano do ensino fundamental. Estimou-se a contribuição da escola brasileira em três dimensões: promoção da aprendizagem em Língua Portuguesa e Matemática, no período de 2011 a 2015 (valor acrescentado); influência diferenciada nas aprendizagens ocorridas durante o período em análise, tendo como referência o nível de conhecimento dos alunos à entrada, no 5º ano (eficácia diferencial); e influência diferenciada nas aprendizagens ocorridas durante esse período, tendo como referência o nível socioeconômico dos alunos (equidade social). Foram testadas ainda variáveis sociodemográficas do aluno, tais como sexo, cor/raça, situação face ao trabalho e se a mãe é ou não alfabetizada. O artigo apresenta resultados inovadores de eficácia educacional no Brasil, mostrando que, ao contrário do que consta na literatura internacional, a magnitude do indicador de valor acrescentado é similar à encontrada em estudos em países desenvolvidos. Os resultados confirmam o conhecimento acumulado sobre o desempenho escolar dos alunos por nível socioeconômico, sexo e cor/raça. | pt_PT |
| dc.description.version | info:eu-repo/semantics/publishedVersion | pt_PT |
| dc.identifier.doi | http://dx.doi.org/10.1590/001152582018160 | pt_PT |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/9111 | |
| dc.language.iso | por | pt_PT |
| dc.peerreviewed | yes | pt_PT |
| dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by/4.0/ | pt_PT |
| dc.subject | Eficácia educacional | pt_PT |
| dc.subject | Valor acrescentado | pt_PT |
| dc.subject | Dados longitudinais | pt_PT |
| dc.subject | Modelo multinível | pt_PT |
| dc.subject | Prova Brasil | pt_PT |
| dc.title | Estudo longitudinal sobre eficácia educacional no Brasil: Comparação entre resultados contextualizados e valor acrescentado | pt_PT |
| dc.type | journal article | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| oaire.citation.title | Dados: Revista de Ciências Sociais | pt_PT |
| person.familyName | Ferrão | |
| person.givenName | Maria Eugénia | |
| person.identifier.orcid | 0000-0002-1317-0629 | |
| person.identifier.rid | A-2665-2011 | |
| person.identifier.scopus-author-id | 24075949800 | |
| rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
| rcaap.type | article | pt_PT |
| relation.isAuthorOfPublication | f32b6cd9-ea61-4de5-898c-d4e0d40a057f | |
| relation.isAuthorOfPublication.latestForDiscovery | f32b6cd9-ea61-4de5-898c-d4e0d40a057f |
