Repository logo
 
Publication

Feminismo negro através da tecnologia

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Publicidade e Relações Públicaspor
dc.contributor.advisorSá, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorSantos, Micaela Cabral da Silva
dc.date.accessioned2022-01-24T15:52:52Z
dc.date.available2022-01-24T15:52:52Z
dc.date.issued2021-10-25
dc.date.submitted2021-07-30
dc.description.abstractO racismo estrutural enraizado na sociedade brasileira desde o período colonial, acrescido ao patriarcado, oprime a mulher negra duplamente: por seu gênero e sua raça. Neste trabalho, fizemos uma contextualização do processo de miscigenação no Brasil, do enegrecimento do feminismo brasileiro, da relação entre gênero, tecnologia e comunicação e do afroempreendedorismo como alternativa social e econômica. O objetivo foi verificar se as publicações do Movimento Black Money (MBM) no Instagram têm caráter político e se fomentam o desenvolvimento da mulher negra, através da sua vertente educacional, voltada para a alfabetização tecnológica. E, por último, se utiliza a imagem da mulher negra de sucesso para incentivar outras mulheres. No estudo empírico, de abordagem metodológica mista (quantitativa e qualitativa), a técnica utilizada para realização das inferências foi análise de conteúdo, com base na obra de Bardin (1977). Os dados foram plotados em uma grelha no Excel, onde foram codificados por categorias e variáveis que nos permitiram validar o MBM como uma iniciativa ativista negra de resistência contra o racismo e outros sistemas opressores. Porém, não foi possível realizar validações quanto às iniciativas que buscam desenvolver educacionalmente e tecnologicamente mulheres negras.por
dc.description.abstractStructural racism rooted in Brazilian society since the colonial period, added to patriarchy, oppresses black women doubly: by their gender and their race. In this work, we contextualized the process of miscegenation in Brazil, the blackening of Brazilian feminism, the relationship between gender, technology and communication, and Afro-entrepreneurship as a social and economic alternative. The objective was to verify if the Black Money Movement (MBM) publications on Instagram have a political character and if they encourage the development of black women, through their educational aspect, focused on technological literacy. And, finally, the image of the successful black woman is used to encourage other women. In the empirical study, with a mixed methodological approach (quantitative and qualitative), the technique used to carry out the inferences was content analysis, based on the work of Bardin (1977). The data were plotted on an Excel grid, where they were coded by categories and variables that allowed us to validate the MBM as a black activist resistance initiative against racism and other oppressive systems. However, it was not possible to carry out validations regarding the initiatives that seek to develop black women educationally and technologically.eng
dc.identifier.tid202895653
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11963
dc.language.isoporpor
dc.subjectAfroempreendedorismopor
dc.subjectBlack Feminist Activismpor
dc.subjectBlack Moneypor
dc.subjectFeminismo Negropor
dc.subjectTecnologia de Gêneropor
dc.titleFeminismo negro através da tecnologiapor
dc.title.alternativeA comunicação na rede do Movimento Black Moneypor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Comunicação Estratégica: Publicidade e Relações Públicaspor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
8533_18326.pdf
Size:
2.73 MB
Format:
Adobe Portable Document Format