Publication
A Experiência Portefólio Reflexivo na Formação Inicial de Estudantes de Enfermagem
datacite.subject.fos | Ciências Sociais::Ciências da Educação | pt_PT |
dc.contributor.advisor | Branco, Maria Luísa Frazão Rodrigues | |
dc.contributor.author | Moura, Júlia Maria Correia Coelho | |
dc.date.accessioned | 2022-02-28T15:54:49Z | |
dc.date.available | 2022-02-28T15:54:49Z | |
dc.date.issued | 2021-09-17 | |
dc.description.abstract | presente estudo enquadra-se no âmbito da reflexão sobre a importância e o impacto que o uso da estratégia portefólio reflexivo, na sua dupla função formativa e avaliativa, representa para o estudante de enfermagem principiante que, na pessoalidade/singularidade que lhe é própria, empreende caminho à descoberta do sentido da sua futura profissão. No contexto educativo, é pressuposto da aplicação desta estratégia, centrada nos processos de consciencialização, o seu contributo para o crescimento pessoal e profissional do formando nas oportunidades múltiplas que lhe oferece para aprender a questionar e a questionar-se, para refletir sobre si mesmo e a sua ação, para refletir sobre as situações de aprendizagem enquanto construção do conhecimento e para desenvolver competências de pensamento crítico, num processo continuado de formação reflexiva e de constante diálogo e partilha entre o professor e o estudante, e os estudantes entre si. De natureza qualitativa, exploratória e abordagem fenomenológica, o estudo foi realizado no contexto restrito de prática real e simulada em sala de aula, no período letivo de um semestre, numa unidade curricular centrada na área do Desenvolvimento Pessoal e Profissional, com estudantes primeiranistas do Curso de Enfermagem, 1º ciclo, de uma Escola Superior de Saúde. Para a descoberta e sentido da profissão, e paralelamente estimular e potenciar o autoconhecimento e o pensamento críticoreflexivo, foi-lhes proposta, com caráter formativo e avaliativo, a metodologia portefólio como espaço de reflexão e a possibilidade de se narrar a si próprio ao construir a sua narrativa acerca da sua aprendizagem. Na procura dos conhecimentos necessários, um dos requisitos do portefólio, colocado aos estudantes, foi a tomada de consciência da continuidade da formação estimulando-se a autoimplicação e a autorregulação na aprendizagem significativa. Na sua finalidade, a elaboração e uso sistemático do portefólio procurou fazer emergir como um todo, nos estudantes, os domínios: cognitivo – constituindo-se na autorreflexão e autoconsciêncialização os processos de construção e reconstrução do conhecimento; afetivo – desenvolvendo sensibilidade na aprendizagem no apelo à inteligência emocional: e volitivo – aprendendo a desenvolver a sua autonomia e na autodeterminação em alcançar as suas metas de sucesso. Foi salientada, no princípio da pessoalidade/singularidade, a importância do autoconhecimento na formação do futuro profissional de enfermagem, e reforçado o reconhecimento de que o ser humano é um ser inacabado numa perspetiva de melhoramento. Na mesma abordagem foi enfatizado o princípio do efeito multiplicador da diversidade. Por conseguinte, neste estudo, procurou-se compreender os sentimentos e perceções, as atitudes e experiências, vivenciados pelos formandos na sua relação com o processo de aprendizagem profissionalizante, ao elaborarem um portefólio individual de cariz reflexivo. Do ponto de vista metodológico, foi utilizada como técnica principal a análise de conteúdo, e como instrumento de colheita de dados uma pergunta aberta pré-estabelecida, apresentada aos formandos por escrito, no final do semestre, após entrega do trabalho. Concluímos que existe um contributo muito expressivo do portefólio reflexivo para o desenvolvimento pessoal do principiante, particularmente no que respeita ao autoconhecimento, ao favorecer a sua introspeção. Na inteligência emocional, a maioria dos participantes reconheceu a influência do portefólio reflexivo para a sua promoção. Relativamente à competência escrita sensível e reflexiva, o contributo do portefólio para a sua ativação e desenvolvimento foi motivante ao promover o seu interesse e curiosidade. Após experiência pessoal da metodologia, os sentimentos e perceções dos principiantes em relação ao portefólio reflexivo revelaram ser, entre outros: o interesse e a motivação, a confiança e a expetativa, a reflexão e a responsabilidade, o sentido de pertença e de autoria, e o orgulho pelo trabalho realizado. | pt_PT |
dc.description.abstract | The present study falls within the scope of reflection on the importance and impact which the use of the reflective portfolio strategy, in its dual educational and evaluative function, represents for the nursing student at the start of their degree who, with their own uniqueness/personality, embarks on a journey to discover the meaning of their future profession. In the educational context, a prerequisite for the application of this strategy, centred on the awareness processes, is its contribution to the student's personal and professional growth, in the multiple opportunities it offers in learning to question and question oneself, to reflect on oneself and one’s actions, to reflect on learning situations whilst building knowledge and to develop critical thinking skills, in a continuous process of reflective education, and constant dialogue and sharing between the teacher and the student and the students with each other. Of a qualitative and exploratory nature and implementing a phenomenological approach, the study was carried out in the strict context of real and simulated practice in the classroom, during the academic period of a semester, in a subject centred in the area of Personal and Professional Development, with first year students of the Course of Nursing, 1st cycle, at a School of Health. For the discovery and meaning of the profession, as well as to stimulate and enhance self-knowledge and critical-reflective thinking, the portfolio methodology with an educational and evaluative character was proposed, as a space for reflection, and the possibility of narrating oneself when building your narrative about your learning. In the search for the necessary knowledge, one of the portfolio’s requirements for students was the awareness of continuous education, stimulating self-implementation and self-regulation in meaningful learning. In its purpose, the elaboration and systematic use of the portfolio sought to make the following domains emerge as a whole in students: cognitive - constituting the processes of construction and reconstruction of knowledge in self-reflection and self-awareness; affective - developing sensitivity in learning in the appeal to emotional intelligence and volitional - learning to develop autonomy and selfdetermination in attaining goals of success. In the principle of uniqueness/personality, the importance of self-knowledge in the education of the future nursing professional was emphasised, and the recognition that the human being is an unfinished being in an improvement perspective was reinforced. In the same approach, the principle of the multiplier effect of diversity was also emphasised. Therefore, in this study, we sought to understand the feelings and perceptions, attitudes and experiences, felt by the students in their relationship with the process of professional learning, by elaborating an individual portfolio of a reflective nature. From a methodological perspective, content analysis was used as the main technique, and a pre-established open-ended question was presented to the students in writing at the end of the semester as a data collection instrument, after delivery of the project. We conclude that there is a very significant contribution of the reflective portfolio to the personal development of the beginner student, particularly with regard to selfknowledge, by favouring introspection. In emotional intelligence, most participants recognised the influence of the reflective portfolio for its promotion. With regard to sensitive and reflective writing skills, the portfolio's contribution to its implementation and development was motivating, by promoting its interest and curiosity. After personal experience with the methodology, the feelings and perceptions of the beginner students, relative to the reflective portfolio were, among others: interest and motivation, confidence and expectation, reflection and responsibility, sense of belonging and authorship, and pride in the work done. | pt_PT |
dc.identifier.tid | 101410239 | pt_PT |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12086 | |
dc.language.iso | por | pt_PT |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | pt_PT |
dc.subject | Portefólio Reflexivo | pt_PT |
dc.subject | Formação Inicial de Estudantes de Enfermagem Principiantes | pt_PT |
dc.subject | Pensamento Crítico e Reflexivo | pt_PT |
dc.subject | Inteligência Emocional | pt_PT |
dc.subject | Autodesenvolvimento | pt_PT |
dc.title | A Experiência Portefólio Reflexivo na Formação Inicial de Estudantes de Enfermagem | pt_PT |
dc.title.alternative | Perceções dos Principiantes acerca da Metodologia | pt_PT |
dc.type | doctoral thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | pt_PT |
rcaap.type | doctoralThesis | pt_PT |
thesis.degree.name | Doutoramento em Educação | pt_PT |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- Tese completa FINAL.pdf
- Size:
- 1.72 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format