Repository logo
 
Publication

Efeitos da aplicação de um programa de treino em contexto escolar

datacite.subject.fosHumanidades::Línguas e Literaturaspor
dc.contributor.advisorFerraz, Ricardo Manuel Pires
dc.contributor.authorMarques, Daniel Eduardo Bexiga
dc.date.accessioned2020-12-28T16:20:00Z
dc.date.available2020-12-28T16:20:00Z
dc.date.issued2020-10-21
dc.date.submitted2020-09-25
dc.description.abstractO relatório de estágio foi realizado no âmbito do Mestrado Educação Física dos Ensinos Básico e Secundário. O estágio foi realizado no ano letivo 2019/2020 e foi desenvolvido na Escola Secundária Frei Heitor Pinto, na cidade da Covilhã. O estágio pedagógico assumiu-se como uma etapa fulcral que permitiu o aperfeiçoamento da prática docente. Deste modo, foram desenvolvidas competências necessárias à prática de lecionação da Educação Física, melhorando a capacidade de ensinar com o intuito de tornar a aprendizagem dos alunos mais eficiente. O primeiro capítulo resume o trabalho que foi desenvolvido ao longo de todo o ano letivo, bem como as dificuldades inerentes e aprendizagens realizadas. A contextualização da escola, do grupo de Educação Física, mas também a planificação do ano letivo/aulas nos diferentes ciclos de ensino, descrevendo-se ainda sobre o trabalho que foi feito junto da direção de turma, as atividades desenvolvidas na escola, o desporto escolar e consequentes reflexões acerca de todos os aspetos supracitados. No segundo capítulo é apresentado um trabalho de investigação que teve como objetivo verificar os efeitos da aplicação de um circuito de treino variado em contexto escolar, focando componentes de força de Membros superiores e inferiores, força abdominal e aptidão aeróbia. Existiu evolução nas quatro componentes, destacando-se a aptidão aeróbia com uma evolução significativa.por
dc.description.abstractThe internship report was fulfilled within the scope of the master’s degree in Physical Education for Basic and Secondary Students. The internship held in the school year of 2019/2020 in High School Frei Heitor Pinto, in Covilhã. This internship became a core milestone that allowed me to improve my skills as a teacher. This way, the needed competences for teaching Physical Education were developed, improving my teaching capabilities with the goal of making student’s learning more efficient. The first chapter resumes the developed work throughout the school year, as well as the inherent difficulties and lessons learned. The contextualization of the school, of the Physical Education group, but also the planning of the school year / classes in the different teaching cycles, also describing the work that was done along with the class management group, the activities developed in the school, sport school and consequent reflections on all the aspects mentioned above. In the second chapter, a research paper which aimed to verify the effects of applying a varied training circuit in the school context is presented. It focuses on components of upper and lower limbs strength, abdominal strength and aerobic fitness. There was an evolution in the four components, with aerobic fitness standing out with a significant evolution.eng
dc.identifier.tid202567443
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/10913
dc.language.isoporpor
dc.subjectAprendizagempor
dc.subjectAptidão Físicapor
dc.subjectEducação Físicapor
dc.subjectEstágio Pedagógicopor
dc.subjectIntervençãopor
dc.titleEfeitos da aplicação de um programa de treino em contexto escolarpor
dc.title.alternativeRelatório de Estágio Pedagógicopor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ensino de Educação Física Nos Ensinos Básico e Secundáriopor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
7947_17176.pdf
Size:
2.11 MB
Format:
Adobe Portable Document Format