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Moda Sem Género, Performance e Desconstrução de Modelos Heteronormativos

datacite.subject.fosHumanidades::Artes::Design de Modapor
dc.contributor.advisorMoura, Catarina Isabel Grácio de
dc.contributor.authorBastos, Álvaro Daniel Cruz
dc.date.accessioned2022-12-09T15:28:47Z
dc.date.available2022-12-09T15:28:47Z
dc.date.issued2022-03-14
dc.date.submitted2022-02-02
dc.description.abstractA presente dissertação visa o estudo da desconstrução dos modelos heteronormativos por meio da moda sem género na performance. Sendo o vestuário socialmente compreendido como um indicativo determinante na expressão da identidade, até à atualidade diversos performers continuam a estimular a disrupção visual destes mesmos ideais de categorização. Assim sendo, a abordagem da temática tem como objetivo o estudo das diversas facetas da identidade, na perspetiva de clarificar os seus significados e esclarecer possíveis equívocos. Mas também investigar os diversos tipos de performances e performers que ao longo da história impulsionaram expressões de não-conformidade. Recorrendo ao escapismo, a desconstrução das próprias identidades e modos de expressão tornaramse símbolo de resistência às imposições normativas. Ao criarem as próprias fantasias, também a moda se torna um dos principais veículos na perpetuação desse mesmo fenómeno. O estudo da temática visa assim informar a componente projetual numa perspetiva conclusiva da dissertação. Em formato de uma coleção cápsula, o vestuário sem género idealizado para fins performativos irá, tal como a pesquisa, explorar os limites das expressões de género. Assumindo como ponto de vista o alter ego do autor, a fusão dos códigos binários irão ser transportados para a criação de moda na autenticação de um modelo representativo da disrupção visual dos grupos transformistas.por
dc.description.abstractThis dissertation aims to study the deconstruction of heteronormative models through genderless fashion in performance. As clothing is socially understood as a determining indicator in the expression of identity, several performers continue to stimulate the visual disruption of these same ideas of categorization. Therefore, the approach to the theme aims to study the various facets of identity, in order to clarify their meanings and enlighten possible misunderstandings. But also to research the different types of performances and performers who, throughout history, have driven expressions of non-conformity. Resorting to escapism, the deconstruction of their own identities and modes of expression became a symbol of resistance to normative impositions. By creating their own fantasies, fashion also becomes one of the main vehicles in the perpetuation of this same phenomenon. The study of this theme informs the project component developed as a conclusion to the dissertation. In the format of a capsule collection, the genderless clothing idealized for performative purposes will, like the research, explore the limits of gender expression. Through the perspective of the author's alter ego, the fusion of the binary codes will be transported to the creation of fashion in the authentication of a representative model of the visual disruption from transformist groups.eng
dc.identifier.tid203115600
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/12497
dc.language.isoporpor
dc.rights.urihttp://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/
dc.subjectExpressões Não-Conformistaspor
dc.subjectGéneropor
dc.subjectIdentidadepor
dc.subjectModa Sem Géneropor
dc.subjectPerformancepor
dc.subjectSexo Biológicopor
dc.subjectSexualidadepor
dc.titleModa Sem Género, Performance e Desconstrução de Modelos Heteronormativospor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Design de Modapor

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