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Conhecimento e práticas profissionais de duas professoras quando ensinam representação gráfica estatística

dc.contributor.advisorGonzález Astudillo, Maria Teresa
dc.contributor.advisorCunha, Isabel Maria Romano da
dc.contributor.authorLeiria, Ana Cristina da Costa
dc.date.accessioned2015-05-05T09:54:46Z
dc.date.available2015-05-05T09:54:46Z
dc.date.issued2013-10
dc.description.abstractNesta tese explora-se o conhecimento profissional de duas professoras, com experiência no ensino básico e secundário quando ensinam representação gráfica em Estatística a alunos do 7.º ano de escolaridade, no ano letivo de 2010/2011, quando foi implementado, pela primeira vez a nível nacional, o novo programa de Matemática do ensino básico. Esta exploração é feita à luz do conhecimento de base para ensinar, perspetiva proposta por Lee Shulman e que tem merecido um interesse especial na investigação em educação matemática. Dado o impacto importante que os professores têm na transformação do currículo escrito para o currículo atingido, importa investigar as diferenças existentes entre o currículo escrito, a interpretação feita pelas professoras e o que de fato implementam na sala de aula. O estudo tem por objetivos descrever o conhecimento estatístico das professoras, no que respeita à representação gráfica; compreender como interpretam o tema organização e tratamento de dados e os materiais curriculares e como articulam o que sabem e o que interpretam na sua prática letiva. Para a realização da investigação, foram selecionadas duas professoras do ensino básico e secundário que lecionam em escolas diferentes. A partir de uma perspetiva qualitativa, a informação recolhida teve várias origens: uma entrevista contextual, biográfica e sobre o ensino do tópico, gravações das aulas dedicadas ao tema, as entrevistas curtas realizadas no final de cada aula, para contrastar a prática com os conhecimentos das professoras. Todas as aulas e entrevistas foram transcritas integralmente e a análise dos dados recolhidos foi feita a partir do modelo Quarteto do Conhecimento, que procura estudar as situações em que esse conhecimento intervém no próprio ato de ensino. Os resultados deste estudo permitem concluir que as professoras revelaram um conhecimento adequado do conteúdo mas, apesar da compreensão das orientações curriculares manifestada, exibiram falhas no conhecimento pedagógico do conteúdo, no que se refere ao saber necessário para ensinar representações gráficas estatísticas, nomeadamente na forma de apresentar e explorar o tópico de modo a desenvolver nos alunos capacidades fundamentais na Estatística e do programa. A investigação sustenta a necessidade de planificar e implementar formação para os professores com foco na realização de investigações estatísticas e de tarefas que envolvam ideias chave da Estatística.por
dc.identifier.tid101319398
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/3304
dc.language.isoporpor
dc.subjectEnsino da estatística - Competência profissionalpor
dc.subjectRepresentação gráfica estatística - Currículo - 7º ano de escolaridadepor
dc.subjectRepresentação gráfica estatística - Conteúdo pedagógico - 7º ano de escolaridadepor
dc.subjectRepresentação gráfica estatística - Conhecimento profissional do professorpor
dc.titleConhecimento e práticas profissionais de duas professoras quando ensinam representação gráfica estatísticapor
dc.typedoctoral thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typedoctoralThesispor
thesis.degree.disciplineMatemáticapor
thesis.degree.levelDoutorpor
thesis.degree.nameDoutoramento em Didática da Matemáticapor

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