Publication
A relevância da Plataforma ArtStation na contratação de Concept Artists
datacite.subject.fos | Humanidades::Artes::Jogos Digitais | por |
dc.contributor.advisor | Almeida, Flávio Henrique de | |
dc.contributor.advisor | Fernandes, Farley Millano de Mendonça | |
dc.contributor.author | Neuvald, Júnior | |
dc.date.accessioned | 2022-12-09T15:28:57Z | |
dc.date.available | 2022-12-09T15:28:57Z | |
dc.date.issued | 2022-04-19 | |
dc.date.submitted | 2022-01-28 | |
dc.description.abstract | Esta pesquisa partiu do comparativo entre os requisitos necessários para a contratação de concept artists por empresas de desenvolvimento de videojogos presentes na plataforma ArtStation e de referenciais teóricos como Adams (2003), o qual se mostrou influente para inúmeros outros. A partir deste comparativo foram elaborados três questionários, para levantamento de dados quantitativos. Contendo questionamentos que objetivaram primariamente a identificação do público. Posteriormente as impressões com relação aos requisitos e experiências necessárias para a contratação e atuação como concept artist. E finalmente, as impressões e usos da plataforma ArtStation para os fins de contato e contratação O primeiro destes questionários fora direcionado aos aspirantes às posições de concept artist. O segundo aos profissionais atuantes nesta posição seja dentro da indústria de videojogos ou como freelancers. E o último aos profissionais de recursos humanos e demais envolvidos nos processos de contratação de concept artists. Após o levantamento e análise resultados dos questionários, realizou-se um último comparativo, entre eles e os referenciais teóricos, objetivando a elucidação das impressões dos aspirantes, assim como estipular métodos para obtenção de maior visibilidade do candidato e melhor comunicação deste com os recrutadores das empresas de videojogos. Podendo assim, apontar as congruências e divergências entre as partes envolvidas na pesquisa quantitativa, as hipóteses e os referenciais teóricos chegando às conclusões. | por |
dc.description.abstract | This research started with a comparison between the requirements for hiring concept artists by game development companies that are present on the ArtStation platform and theoretical analyses including those of Adams (2003), whose work influenced many others. From this comparison, three questionnaires were developed for the collection of quantitative data, containing inquiries that aimed primarily at public identification. Secondly, impressions related to requirements and experience needed to be hired and work as a concept artist. And finally, impressions and usage of the ArtStation platform for the purpose of contacting and hiring. The first of these questionnaires was directed to candidates seeking concept artist positions. The second, to professionals already working in this position, either in the game industry or as freelancers. And the last, to human resource professionals and other people involved in the processes for hiring concept artists. After collecting and analyzing the questionnaire results, a final comparison was done, between them and the theoretical references, aiming to elucidate the candidates’ impressions, as well as to stipulate their methods for obtaining wider visibility and better communication between them and game industry contractors. Thus being able to highlight the congruences and divergences between the parts involved in the quantitative research, the hypotheses and the theoretical references leads me to my conclusions. | eng |
dc.identifier.tid | 203115805 | |
dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/12510 | |
dc.language.iso | por | por |
dc.rights.uri | http://creativecommons.org/licenses/by-nc-sa/4.0/ | |
dc.subject | Artstation | por |
dc.subject | Concept Artist | por |
dc.subject | Contratação | por |
dc.subject | Videojogos | por |
dc.title | A relevância da Plataforma ArtStation na contratação de Concept Artists | por |
dc.title.alternative | Um estudo de casos | por |
dc.type | master thesis | |
dspace.entity.type | Publication | |
rcaap.rights | openAccess | por |
rcaap.type | masterThesis | por |
thesis.degree.name | 2º Ciclo em Design e Desenvolvimento de Jogos Digitais | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 8822_19416.pdf
- Size:
- 5.81 MB
- Format:
- Adobe Portable Document Format