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Super Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstream

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de Culturapor
dc.contributor.advisorSá, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorBarum, Henrique Tavares
dc.date.accessioned2021-11-18T11:44:18Z
dc.date.available2021-11-18T11:44:18Z
dc.date.issued2020-07-15
dc.date.submitted2020-06-29
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo discutir a inserção das figuras consideradas drag queens no mercado cultural de massa e de que forma o programa RuPaul’s Drag Race se integra nesse cenário. Para isso, abordam-se aspectos referentes à teoria crítica da indústria cultural desenvolvida por Adorno e comentada por Taylor e Harris, além de permear o campo das competências culturais de Martín-Barbero, a cultura dos média de Douglas Kellner, a cultura na televisão de John Fiske e a convergência mediática de Henry Jenkins. Desta forma, foi possível justificar a inserção de tal expressão artística no cenário cultural mainstream e sua relação com a comunidade de fãs, que acaba por desenvolver características próprias e ser parte importante nesse processo. Para tornar isso possível, foi realizada uma análise de conteúdo audiovisual, onde cinco episódios do programa são dissecados para encontrar quais características da cultura drag estão presentes no programa, tal como quais os instrumentos narrativos utilizados pela produção e como Drag Race se tornou em um fenômeno cultural.por
dc.description.abstractThis dissertation has as its objective discuss on the insertion of the drag queen figure in the mass culture market, and how the TV show RuPaul’s Drag Race is integrated in this scenario. In order to do that, we’ll approach aspects referent to the critical theory of culture industry developed by Adorno, and commented by Taylor and Harris, in addition to permeating the field of cultural competences of Martín-Barbero, the media culture of Douglas Kellner, the television culture of John Fiske and Henry Jenkins’ media convergence, so that it is possible to justify the insertion of such artistic expression in the mainstream cultural scene and its relationship with the fan community, which ends up developing its own characteristics and being an important part in this process. To make this possible, an analysis of audiovisual content will be carried out, with five episodes of the show being analyzed to find which characteristics of the drag culture are shown in the program, while also pointing out which narrative elements are used by the production of the show and how Drag Race became a cultural phenomenon.eng
dc.identifier.tid202790126
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11298
dc.language.isoporpor
dc.subjectDrag Queenpor
dc.subjectEstudos de Culturapor
dc.subjectIndústria Culturalpor
dc.subjectQueerpor
dc.subjectRupaul’S Drag Racepor
dc.titleSuper Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstreampor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Estudos de Culturapor

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