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Super Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstream

datacite.subject.fosHumanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de Culturapor
dc.contributor.advisorSÔ, Sónia Manuela Martins de
dc.contributor.authorBarum, Henrique Tavares
dc.date.accessioned2021-11-18T11:44:18Z
dc.date.available2021-11-18T11:44:18Z
dc.date.issued2020-07-15
dc.date.submitted2020-06-29
dc.description.abstractA presente dissertação tem como objetivo discutir a inserção das figuras consideradas drag queens no mercado cultural de massa e de que forma o programa RuPaul’s Drag Race se integra nesse cenĆ”rio. Para isso, abordam-se aspectos referentes Ć  teoria crĆ­tica da indĆŗstria cultural desenvolvida por Adorno e comentada por Taylor e Harris, alĆ©m de permear o campo das competĆŖncias culturais de MartĆ­n-Barbero, a cultura dos mĆ©dia de Douglas Kellner, a cultura na televisĆ£o de John Fiske e a convergĆŖncia mediĆ”tica de Henry Jenkins. Desta forma, foi possĆ­vel justificar a inserção de tal expressĆ£o artĆ­stica no cenĆ”rio cultural mainstream e sua relação com a comunidade de fĆ£s, que acaba por desenvolver caracterĆ­sticas próprias e ser parte importante nesse processo. Para tornar isso possĆ­vel, foi realizada uma anĆ”lise de conteĆŗdo audiovisual, onde cinco episódios do programa sĆ£o dissecados para encontrar quais caracterĆ­sticas da cultura drag estĆ£o presentes no programa, tal como quais os instrumentos narrativos utilizados pela produção e como Drag Race se tornou em um fenĆ“meno cultural.por
dc.description.abstractThis dissertation has as its objective discuss on the insertion of the drag queen figure in the mass culture market, and how the TV show RuPaul’s Drag Race is integrated in this scenario. In order to do that, we’ll approach aspects referent to the critical theory of culture industry developed by Adorno, and commented by Taylor and Harris, in addition to permeating the field of cultural competences of MartĆ­n-Barbero, the media culture of Douglas Kellner, the television culture of John Fiske and Henry Jenkins’ media convergence, so that it is possible to justify the insertion of such artistic expression in the mainstream cultural scene and its relationship with the fan community, which ends up developing its own characteristics and being an important part in this process. To make this possible, an analysis of audiovisual content will be carried out, with five episodes of the show being analyzed to find which characteristics of the drag culture are shown in the program, while also pointing out which narrative elements are used by the production of the show and how Drag Race became a cultural phenomenon.eng
dc.identifier.tid202790126
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/11298
dc.language.isoporpor
dc.subjectDrag Queenpor
dc.subjectEstudos de Culturapor
dc.subjectIndĆŗstria Culturalpor
dc.subjectQueerpor
dc.subjectRupaul’S Drag Racepor
dc.titleSuper Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstreampor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2Āŗ Ciclo em Estudos de Culturapor

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