Publication
Super Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstream
| datacite.subject.fos | Humanidades::Ciências da Comunicação::Estudos de Cultura | por |
| dc.contributor.advisor | Sá, Sónia Manuela Martins de | |
| dc.contributor.author | Barum, Henrique Tavares | |
| dc.date.accessioned | 2021-11-18T11:44:18Z | |
| dc.date.available | 2021-11-18T11:44:18Z | |
| dc.date.issued | 2020-07-15 | |
| dc.date.submitted | 2020-06-29 | |
| dc.description.abstract | A presente dissertação tem como objetivo discutir a inserção das figuras consideradas drag queens no mercado cultural de massa e de que forma o programa RuPaul’s Drag Race se integra nesse cenário. Para isso, abordam-se aspectos referentes à teoria crítica da indústria cultural desenvolvida por Adorno e comentada por Taylor e Harris, além de permear o campo das competências culturais de Martín-Barbero, a cultura dos média de Douglas Kellner, a cultura na televisão de John Fiske e a convergência mediática de Henry Jenkins. Desta forma, foi possível justificar a inserção de tal expressão artística no cenário cultural mainstream e sua relação com a comunidade de fãs, que acaba por desenvolver características próprias e ser parte importante nesse processo. Para tornar isso possível, foi realizada uma análise de conteúdo audiovisual, onde cinco episódios do programa são dissecados para encontrar quais características da cultura drag estão presentes no programa, tal como quais os instrumentos narrativos utilizados pela produção e como Drag Race se tornou em um fenômeno cultural. | por |
| dc.description.abstract | This dissertation has as its objective discuss on the insertion of the drag queen figure in the mass culture market, and how the TV show RuPaul’s Drag Race is integrated in this scenario. In order to do that, we’ll approach aspects referent to the critical theory of culture industry developed by Adorno, and commented by Taylor and Harris, in addition to permeating the field of cultural competences of Martín-Barbero, the media culture of Douglas Kellner, the television culture of John Fiske and Henry Jenkins’ media convergence, so that it is possible to justify the insertion of such artistic expression in the mainstream cultural scene and its relationship with the fan community, which ends up developing its own characteristics and being an important part in this process. To make this possible, an analysis of audiovisual content will be carried out, with five episodes of the show being analyzed to find which characteristics of the drag culture are shown in the program, while also pointing out which narrative elements are used by the production of the show and how Drag Race became a cultural phenomenon. | eng |
| dc.identifier.tid | 202790126 | |
| dc.identifier.uri | http://hdl.handle.net/10400.6/11298 | |
| dc.language.iso | por | por |
| dc.subject | Drag Queen | por |
| dc.subject | Estudos de Cultura | por |
| dc.subject | Indústria Cultural | por |
| dc.subject | Queer | por |
| dc.subject | Rupaul’S Drag Race | por |
| dc.title | Super Queen: A Popularização da Cultura Drag no Mercado Mainstream | por |
| dc.type | master thesis | |
| dspace.entity.type | Publication | |
| rcaap.rights | openAccess | por |
| rcaap.type | masterThesis | por |
| thesis.degree.name | 2º Ciclo em Estudos de Cultura | por |
Files
Original bundle
1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
- Name:
- 7697_16273.pdf
- Size:
- 634.07 KB
- Format:
- Adobe Portable Document Format
