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Relação entre a regulação emocional dos indivíduos e a satisfação com a equipa de trabalho

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Abstract(s)

Na atualidade, as organizações têm aumentado o uso de equipas de trabalho para organizar as suas atividades, tendo vindo a crescer a preocupação com a vertente emocional dos membros dessas equipas para o aumento dos níveis de bem-estar individual, por estes facilitarem o alcance dos objetivos da organização. A presente investigação teve como objetivo perceber o possível efeito preditor das estratégias de regulação emocional na satisfação individual dos membros com a equipa à qual pertencem. Para tal, foi realizado um estudo quantitativo, de natureza transversal, com recurso a uma amostra constituída por 277 membros de equipas, pertencentes a organizações portuguesas de diversos setores de atividade. A recolha de dados foi feita através do método de inquérito por questionário, tendo estes sido analisados posteriormente a nível individual, através do cálculo de um modelo de regressão linear. Os resultados revelaram um efeito preditor positivo e estatisticamente significativo da reavaliação cognitiva na satisfação com a equipa, e um efeito preditor negativo e estatisticamente significativo da supressão expressiva na satisfação com a equipa. Estes resultados vêm corroborar estudos anteriores que demonstram a relação entre variáveis emocionais e estados de bem-estar e satisfação.
Nowadays, organisations have increased the use of work teams to organise their activities, and there has been a growing concern with the emotional aspect of the members of these teams to increase individual well-being levels, which facilitate the achievement of the organisation's objectives. This study aimed to understand the possible predictive effect of emotional regulation strategies on the individual satisfaction of members with the team to which they belong. To this end, a quantitative cross-sectional study was conducted using a sample of 277 team members from Portuguese organisations from different activity sectors. Data were collected using the questionnaire-based survey method, which was subsequently analysed at the individual level, through the calculation of a linear regression model. The results revealed a positive and statistically significant predictor effect of the cognitive reappraisal on work team satisfaction, and a negative and statistically significant predictor effect of the expressive suppression on work team satisfaction. These results corroborate previous studies that demonstrate the relationship between emotional variables and states of well-being and satisfaction.

Description

Keywords

Reavaliação Cognitiva Regulação Emocional Satisfação Com A Equipa Supressão Expressiva

Pedagogical Context

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