Repository logo
 
Publication

A arte da persuasão: a comunicação política no regime de Oliveira Salazar

datacite.subject.fosHumanidades::Ciência Políticapor
dc.contributor.advisorMadeira, Luis Filipe da Silva
dc.contributor.authorCosta, Cláudia Sofia dos Santos
dc.date.accessioned2023-02-20T16:46:50Z
dc.date.available2024-05-30T00:30:15Z
dc.date.issued2022-07-06
dc.date.submitted2022-05-24
dc.description.abstractAs técnicas de persuasão foram os maiores aliados dos regimes ditatoriais. António Oliveira Salazar conseguiu influenciar os comportamentos e ideologias dos cidadãos através do seu discurso. Desta forma, possibilitou que a sociedade se familiariza-se com o chefe de estado. Através dos tipos e modos de propaganda que se assumiram como motor vital para a construção e duração do Estado Novo, a imagem pública apesar de volátil, foi um grande aliado da opinião pública. Ou seja, através do sucesso como Ministro das Finanças, Salazar, desenvolveu e conservou a sua imagem pública. Assim, pode-se afirmar que a comunicação tem um papel preponderante na política. É através dela que os cidadãos estabelecem relações de confiança e de proximidade. Sendo exercida em grande parte por via rádio e através da televisão onde adquiriu um lugar privilegiado, lugar esse crucial para o seu reconhecimento perante a nação. Desta forma, partindo da revisão da literatura sobre comunicação política, propaganda, persuasão e opinião pública, o objetivo primordial desta dissertação foi analisar o papel da comunicação política do ditador e avaliar de que maneira as técnicas de persuasão influenciaram o comportamento da sociedade e os indivíduos da época.por
dc.description.abstractPersuasion techniques were the greatest allies of dictatorial regimes. António Oliveira Salazar was able to influence the behavior and ideologies of citizens through his discourse. In this way, he enabled society to become familiar with the head of state. Through the types and modes of propaganda that were assumed as a vital engine for the construction and duration of the Estado Novo, the public image, although volatile, was a great ally of public opinion. In other words, through his success as Finance Minister, Salazar, developed and preserved his public image. Thus, it can be stated that communication plays a predominant role in politics. It is through it that citizens establish relationships of trust and proximity. It is exercised largely through radio and television where it has acquired a privileged place, a place crucial to its recognition before the nation. Thus, based on the literature review on political communication, propaganda, persuasion, and public opinion, the primary objective of this dissertation was to analyze the role of the dictator's political communication and evaluate how the techniques of persuasion influenced the behavior of society and individuals of the time.eng
dc.identifier.tid203219872
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/13119
dc.language.isoporpor
dc.subjectComunicação Políticapor
dc.subjectOpinião Públicapor
dc.subjectPersuasãopor
dc.subjectPropagandapor
dc.titleA arte da persuasão: a comunicação política no regime de Oliveira Salazarpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.embargofctcompromisso com edição comercialpor
rcaap.rightsopenAccesspt_PT
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Ciência Políticapor

Files

Original bundle
Now showing 1 - 1 of 1
No Thumbnail Available
Name:
9036_19986.pdf
Size:
862.13 KB
Format:
Adobe Portable Document Format