Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Relatório de Estágio

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
6763_14396.pdf2.67 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

O relatório de estágio surge como uma das etapas fundamentais para a obtenção do Grau de Mestre em Ensino de Educação Física nos Ensinos Básico e Secundário e resulta de uma reflexão sobre o percurso profissional do mestrando bem como das várias etapas durante a presente formação. Numa primeira fase, elaborou-se uma reflexão sobre as evidências da lecionação da disciplina e posteriormente, de acordo com o exigido, a aplicação de duas unidades didáticas – uma sobre ginástica acrobática e a segunda sobre o malabarismo, a qual seria a base da intervenção para o trabalho de investigação à posteriori. O presente estudo de investigação focaliza as Influências do malabarismo na proficiência motora de alunos com dificuldades Intelectuais e desenvolvimentais, nomeadamente Défice Intelectual e Desenvolvimental (DID), Perturbação da Hiperatividade com Défice de Atenção (PHDA), Perturbação do Espectro do Autismo (PEA) e Défice de Atenção, Motor e Perceção (DAMP). Procurou-se compreender qual a relação/influxo das atividades de malabarismo, mais concretamente, o diábolo, batons do diabo, pratos chineses e bolas de malabarismo, na proficiência motora dos alunos. De forma a quantificar, utilizou-se como instrumento o teste de proficiência motora de Bruininks e Ozeretsky (BOT2-versão reduzida). O estudo teve a participação de 30 adolescentes. A faixa etária compreendia jovens dos 13 anos aos 16 anos, do quinto ano ao nono ano de escolaridade. A intervenção preconizada obteve resultados estatisticamente significativos na medida em que se registaram melhorias pertinentes nas áreas motoras de controlo manual fino - precisão motora; na coordenação manual – destreza manual e por último, na força, sugerindo a importância das atividades com malabares como instrumento de intervenção neste tipo de população objetivando uma interferência positiva nas capacidades motoras.
The internship report emerges as one of the fundamental stages for obtaining the Master's Degree in Physical Education Teaching in Basic and Secondary Education and results from a echo on the professional course of the master's degree as well as the various stages during the present formation. In a first level, a consideration on the evidences of the teaching of the discipline was elaborated and later, as required, the application of two didactic units - one on acrobatic gymnastics and the second on juggling, which would be the basis of the intervention research work. The present research study focalizes on the Influences of juggling on motor proficiency of students with intellectual and developmental disability’s, especially Intellectual and Developmental Deficit (IDD), Attention Deficit Hyperactivity Disorder (ADHD), Autism Spectrum Disorder (ASD), Deficit of Attention, Motor and Perception (DAMP). We sought to ascertain the impact of juggling activities, as diabolo, devil lipsticks, Chinese dishes and juggling balls, in the students' motor skills., The Bruininks and Ozeretsky motor proficiency test (BOT2-brief form) were used . The study had the participation of 30 adolescents. The age range comprised young people from 13 years to 16 years, from the fifth year to the ninth year of schooling. The studied intervention yielded statistically significant results as there were relevant improvements in the fine motor control areas - motor precision; in manual coordination - manual dexterity and finally in strength, suggesting the importance of juggling activities as an intervention tool in this type of population aiming for a positive interference in motor skills.

Description

Keywords

Coordenação Óculo-Manual Coordenação Óculo-Pedal Défice de Atenção Dificuldades Intelectuais e Desenvolvimentais Malabarismo Motor e Perceção Necessidades Educativas Especiais

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue