Name: | Description: | Size: | Format: | |
---|---|---|---|---|
1.93 MB | Adobe PDF |
Advisor(s)
Abstract(s)
O ensino da robótica no ensino superior integra diversos conhecimentos adquiridos durante os cursos que
apresentam esta área específica nos seus conteúdos programáticos. Estes conhecimentos prendem-se
fundamentalmente com conceitos mecânicos e eléctricos/ electrónicos. Adicionalmente, a experiência prática destes conceitos é parte importante do ensino na engenharia. Porém, a sua aplicação requer variados recursos laboratoriais por vezes reduzidos. Com o intuito de ultrapassar esta dificuldade, e atingir os objectivos pretendidos, com a apreensão de conhecimentos na área da robótica, é apresentada uma abordagem para o seu ensino baseada na modificação do robot RoboSapien. Para o propósito em causa, esta abordagem mostrou-se uma valiosa ferramenta de ensino, permitindo o reforço de vários conceitos chave relacionados
com a integração de conhecimentos de cinemática, de dinâmica, de controlo de sistemas, de sistemas embutidos, de aquisição de dados e de microprocessadores. Adicionalmente, esta abordagem para o ensino da robótica apresentou-se como um desafio motivante e estimulante para os estudantes.
Description
Keywords
Ensino da robótica - Ensino superior
Citation
Publisher
Engenharia ‘2007 – Inovação e Desenvolvimento. Universidade da Beira Interior