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Socio-emotional competences in Children with Intellectual Disability

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Abstract(s)

Throughout his development, the individual will learn and expand his capacity to understand both the causes and the functions of one's own emotions, as well as to recognize the various emotional experiences (Denham, 2006). This learning provides the individual with strategies and skills that allow him to be able to identify his emotions, to reflect on their causes and to understand how these emotions condition his behaviour in order to regulate them. Thus, given their importance, these competences must be considered and developed at an early age, awakening children to the importance that emotions and the ability to recognize and regulate them in a positive and oriented way on their process of development (Mayer & Salovey, 1999). In this line, the Socio-emotional Learning (SEL) emerges, which presents itself as the development process of fundamental Socio-emotional Competences (SEC) in children and which is embodied in programmes aimed at promoting these competences. SEL programmes are based on the understanding that many different types of problem behaviours are caused by the same or similar risk factors and that better learning emerges from supportive relationships that make it challenging and meaningful (CASEL, 2003). Thus, given the importance of SEL to children who are not at risk, the advantages of working SEC in children with Intellectual Disability will be even greater, assuming that they understand more than they can express and feel their emotions spontaneously, and can also modify them in knowledge, not always orally expressed (Damásio, 2001). Based on these assumptions, this thesis had as main objective the construction and validation of a SEL programme, "Smile, Cry, Scream and Blush", in order to be implemented to groups of children diagnosed with mild ID and integrated into regular teaching classes, in order to verify its effectiveness with regard to emotional understanding. The thesis is organized by the compilation of three articles, two published and one submitted for publication, corresponding to three chapters. The results obtained in the third chapter point to a positive influence of the programme implementation, since statistically significant differences were observed between the mean pre-test and post-test values in the experimental group.
Ao longo do seu desenvolvimento, o indivíduo vai aprendendo e ampliando a sua capacidade de compreender quer as causas, quer as funções das próprias emoções, bem como reconhecer as diversas experiências de ordem emocional (Denham, 2006). Esta aprendizagem fornece ao indivíduo estratégias e competências que lhe permitem mostrar-se capaz de identificar as suas emoções, refletir sobre as suas causas e compreender como essas emoções condicionam o seu comportamento, visando a sua regulação. Assim, e tendo em conta a sua importância, estas competências devem ser consideradas e desenvolvidas desde cedo, despertando as crianças para a importância que as emoções e a capacidade de reconhecê-las e regulá-las de forma orientada e positiva exercem sobre o seu processo de desenvolvimento (Mayer & Salovey, 1999). Nesta linha surge a Aprendizagem Socioemocional (ASE), que se apresenta como o processo de desenvolvimento de Competências Socioemocionais (CSE), fundamentais no desenvolvimento das crianças e que se consubstancia em programas dirigidos para a promoção destas competências. Efetivamente, os programas de ASE baseiam-se na compreensão de que muitos tipos diferentes de comportamentos problemáticos são causados pelos mesmos fatores de risco ou similares e a melhor aprendizagem emerge de relações de apoio que a tornam desafiadora e significativa (CASEL, 2003). Assim, tendo em conta a importância da ASE junto de crianças que não apresentam risco desenvolvimental, as vantagens em trabalhar as CSE em crianças com Dificuldades Intelectuais e do Desenvolvimento (DID) serão ainda maiores, assumindo que compreendem mais do que conseguem expressar e que sentem as emoções de modo espontâneo, podendo modificá-las em conhecimento, nem sempre expresso de forma oral (Damásio, 2001). Partindo destas assunções, esta tese teve como objetivo construir um programa de ASE, Smile, Cry, Scream and Blush, a implementar a grupos de crianças diagnosticadas com DID e integradas em turmas de ensino regular, a fim de verificar a sua eficácia no que concerne à promoção de CSE, incluindo a identificação das emoções, a expressão e a regulação emocional. A tese está organizada através da compilação de três artigos, dois publicados e um submetido para publicação, correspondentes a três capítulos. Os resultados apresentados no terceiro capítulo apontam para uma influência positiva da implementação do programa, uma vez que se observaram diferenças estatisticamente significativas entre os valores médios de pré-teste e de pós-teste no grupo experimental.

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Psicologia da educação - Alunos com necessidades educativas especiais - Aprendizagem socioemocional Alunos com necessidades educativas especiais - Competências socioemocionais - Programa de intervenção Crianças deficientes - Competências socioemocionais - Programa de intervenção

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