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Marketing Sensorial

datacite.subject.fosCiências Sociais::Marketingpor
dc.contributor.advisorRodrigues, Ricardo José de Ascensão Gouveia
dc.contributor.authorAfonso, David Alexandre Fernandes
dc.date.accessioned2019-12-12T16:09:12Z
dc.date.available2019-12-12T16:09:12Z
dc.date.issued2016-11-8
dc.date.submitted2016-10-10
dc.description.abstractApesar de o marketing sensorial ser muitas vezes associado apenas à promoção de vendas, tem um potencial muito grande em várias áreas, como é o da promoção de comportamentos saudáveis. Inúmeras famílias se deparam com problemas de sobrepeso ou de diabetes e procuram soluções para ter hábitos alimentares mais saudáveis. Importa escolher quais os estímulos sensoriais eficientemente capazes de provocar prazer durante e apos saborear uma refeição. Sendo a perceção de sensações algo muito complexo delimitou-se o objetivo deste estudo ao impacto de um estímulo concreto na perceção sensorial, nomeadamente a utilização de palhinha e como esta pode alterar a perceção de doçura no ato de beber uma bebida adocicada. A amostra foi constituída por cento e quarenta homens e mulheres adultos de diversas idades. Cada participante teve de degustar um total de trinta soluções previamente coloridas, aromatizadas e adocicadas com a mesma quantidade de cada elemento, com palhinhas e sem palhinhas. As cores das soluções escolhidas para este estudo foram o vermelho, azul, amarelo, verde e transparente. Em relação as palhinhas foram o roxo, laranja, verde, rosa e transparente. Através de um formulário os participantes determinaram qual a espectativa inicial para cada cor, o grau de doçura das trinta soluções, o sabor e cheiro percebido. Os resultados revelaram que a presença de palhinha influenciou o grau de doçura percebido. As soluções consumidas com palhinha verde eram percebidas como menos doces e com a palhinha laranja menos doces. Nenhuma das cinco cores das soluções exerceu influência significativa na perceção de doçura. No entanto a introdução de um estímulo olfativo revelou ser eficaz no aumento do número de acertos no sabor, evidenciando que experiencias multissensoriais são mais benéficas do que a utilização de apenas um estímulo sensorial.por
dc.description.abstractAlthough the sensory marketing is often only associated with sales promotion, it has a great potential in several areas, such as the promotion of healthy behaviors. Many families are faced with problems of overweight or diabetes and seek solutions to have healthier eating habits. It’s important to choose which sensory stimuli are efficiently capable of causing pleasure during and after enjoying a meal. As the perception of sensations is very complex the aim of this study is delimited to the impact of a concrete stimulus in sensory perception, including the use of straw and how it can change the perception of sweetness in the act of drinking a sugary drink. The sample consisted of one hundred and forty adult men and women of different ages. Each participant took a sample of thirty solutions previously colored, flavored and sweetened with the same amount of each element with straw and no straw. The colors of the solutions chosen for this study were red, blue, yellow, green and transparent. Regarding the straws they were purple, orange, green, pink and transparent. Through a questionnaire, the participants determined the initial expectation for each color, the degree of sweetness of all thirty solutions, flavor and perceived smell. The results showed that the presence of straw influenced the degree of perceived sweetness. Solutions consumed with green straw were perceived as less sweet and less sweet orange straw. None of the five colors of the solutions significantly influenced the perception of sweetness. However, the introduction of an olfactory stimulus has proved effective in increasing the number of hits in flavor, showing that multisensory experiments are more beneficial than the use of just one sensory stimulus.eng
dc.identifier.tid202330974
dc.identifier.urihttp://hdl.handle.net/10400.6/7750
dc.language.isoporpor
dc.subjectCheiropor
dc.subjectCorpor
dc.subjectMarketing Sensorialpor
dc.subjectPaladarpor
dc.subjectPalhinhaspor
dc.titleMarketing Sensorialpor
dc.title.alternativeCheiro cor e palhinhas: influência no saborpor
dc.typemaster thesis
dspace.entity.typePublication
rcaap.rightsopenAccesspor
rcaap.typemasterThesispor
thesis.degree.name2º Ciclo em Marketingpor

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