Repository logo
 
No Thumbnail Available
Publication

Falhas Cognitivas e Autoconceito em Adultos com Perturbação da Aprendizagem Específica, com Défice de Leitura

Use this identifier to reference this record.
Name:Description:Size:Format: 
5568_12433.pdf4.98 MBAdobe PDF Download

Abstract(s)

A Teoria de Défice Fonológico atribui as dificuldades causada pela Perturbação da Aprendizagem Específica - Leitura (PAE-DL) a uma disfunção nos mecanismos de consciência fonética. Porém, diversos estudos sugerem que as dificuldades cognitivas causadas pela PAE-DL não se restringem ao domínio fonológico, existindo dados que sugerem a presença de limitações no funcionamento de outros sistemas cognitivos, o que faz com que os sujeitos com PAE-DL apresentem um elevado número de falhas cognitivas quotidianas, o que pode ter um impacto no autoconceito destes sujeitos. Este estudo procura averiguar a existência de um maior número de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor de uma amostra de adultos com PAE-DL em comparação com um grupo de controlo; e a existência de diferenças de autoconceito, perceção de suporte social e perceção de autoeficácia entre estes dois grupos. Para este fim, foram utilizadas duas medidas de auto-relato: O Questionário e Falhas Cognitivas e o Inventário Clínico do Autoconceito. Os resultados obtidos sugerem que os participantes diagnosticados com PAE-DL apresentam um número significativamente maior de falhas quotidianas de memória, atenção e funcionamento motor. Porém, não se verificou a existência de diferenças significativas entre estes dois grupos a nível do autoconceito, perceção de aceitação social e perceção de autoeficácia. Os resultados obtidos no QFC sugerem que as limitações cognitivas quotidianas da população com PAE-DL não se restringem a tarefas que requerem processamento fonético e ao domínio académico, o que sugere que a explicação etiológica oferecida pela Teoria do Défice Fonológico é limitada. Assim, deve ser adotado um paradigma holístico para que se possa compreender na integra o funcionamento da PAE-DL e para que se possam desenvolver planos de intervenção adequados ás necessidades desta população.
The Phonological Deficit Theory postulates that the difficulties caused by Specific Learning Disability with Reading Deficit (PAE-DL) are caused by a dysfunction in phonetic awareness mechanisms. However, several studies suggest that the cognitive difficulties caused by PAE-DL are not restricted to the phonological domain, with some data suggesting the presence of limitations in the functioning of other cognitive systems, which makes the subjects with PAE-DL produce a elevated number of everyday cognitive failures, which may have an impact on the self-concept of these subjects. This study seeks to ascertain the existence of a greater number of eveyday failures of memory, attention and motor functioning of a sample of adults with PAE-DL compared to a control group; and the existence of differences of self-concept, perception of social support and perception of self-efficacy between these two groups. For this purpose, two self-report measures were used: The Cognitive Failures Questionnaire and the Clinical Inventory of Self-Concept. The results of this study suggest that the participants diagnosed with PAE-DL present a significantly greater number of eveyday failures of memory, attention and motor functioning. However, it was not verified the existence of significant differences between these two groups in terms of self-concept, perception of social acceptance and perception of self-efficacy. The results in the QFC suggests that the everyday cognitive limitations of the PAE-DL population are not restricted to activities that require phonetic processing and to the academic domain, what suggests that the etiological explanation offered by the Phonological Deficit heory is limited. Thus, a holistic paradigm must be adopted in order to fully understand the functioning of the PAE-DL and to develop intervention plans appropriate to the needs of this population.

Description

Keywords

Adultos Autoconceito Falhas Cognitivas Pertubação Específica da Aprendizagem Com Défice de Leitura Validade Ecológica

Pedagogical Context

Citation

Research Projects

Organizational Units

Journal Issue